Realização de exodontias na Atenção Básica em municípios com e sem Centro de Especialidades Odontológicas

Autores

  • Aline Andrade Souza Faculdade Maria Milza
  • Bartolomeu Conceição Bastos Neto Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês – IEP/HSL
  • Lília Paula de Souza Santos Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia - ISC/UFBA
  • Natally Rocha Oliveira Faculdade Maria Milza

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2021.57.e05

Resumo

Objetivo: Identificar diferenças no quantitativo de exodontias realizadas na Atenção Básica em municípios com e sem Centro de Especialidades Odontológicas do Recôncavo da Bahia.

Métodos: Estudo de série temporal, descritivo, utilizando dados disponíveis no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foram coletadas informações sobre os procedimentos de saúde bucal realizados na Atenção Básica, de 2008 a 2017, e características sociodemográficas dos municípios. Foram calculados os indicadores de saúde bucal: cobertura de primeira consulta odontológica programática; média de ação coletiva de escovação dental supervisionada; cobertura populacional estimada das Equipes de Saúde Bucal; proporção de exodontia em relação aos procedimentos.

Resultados: O município com Centro de Especialidades Odontológicas apresentou os menores resultados para o indicador de proporção de exodontia, variando o valor entre 3,2% e 6,8% durante o período analisado. Também foi o único a apresentar 100% de cobertura das Equipes de Saúde Bucal em todo o período analisado e a maior média de ação coletiva de escovação dental supervisionada (80,1%). Os municípios sem centro de especialidades apresentaram resultados percentuais altos para o indicador de exodontia, chegando a atingir 87,8% e 88,3%. Ainda apresentaram menor cobertura de Equipes de Saúde Bucal (24,4%) e de primeira consulta odontológica (2,7%), e menor média de ação coletiva de escovação dental supervisionada (0,01%).

Conclusão: Houve diferença no quantitativo de exodontia entre os municípios com e sem Centro de Especialidades Odontológicas. A menor ocorrência de exodontias na Atenção Básica pode ser atribuída a presença destes centros e cobertura de Equipes de Saúde Bucal.

Descritores: Extração dentária. Integralidade em saúde. Serviços de saúde bucal. Pesquisa sobre serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Andrade Souza, A. ., Conceição Bastos Neto, B. ., de Souza Santos, L. P., & Rocha Oliveira, N. (2021). Realização de exodontias na Atenção Básica em municípios com e sem Centro de Especialidades Odontológicas. Arquivos Em Odontologia, 57, 36–45. https://doi.org/10.7308/aodontol/2021.57.e05

Edição

Seção

Artigos