Validação de instrumentos de pesquisa odontológica no Brasil: um estudo bibliométrico com base nos anais de um congresso brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2021.57.e08

Resumo

Objetivo: analisar os estudos de validação de instrumentos de pesquisa publicados nos anais das reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), no período de 2010 a 2019.

Métodos: Realizou-se um estudo bibliométrico em que foram incluídos trabalhos sobre a adaptação transcultural ou avaliação das propriedades psicométricas de instrumentos de pesquisa. Três pesquisadores independentes e calibrados realizaram a leitura dos resumos e extraíram informações sobre: ano, localização geográfica, tipo de instituição de ensino dos autores, financiamento, objetivo do trabalho, idioma original do instrumento, constructo e público-alvo. Os dados foram analisados através de estatística descritiva.

Resultados: Foram incluídos 26 resumos, sendo a maioria publicada em 2018 (23%) e 2019 (30,5%) e por pesquisadores de instituições públicas de ensino (88,4%) localizadas nos estados de São Paulo (35%) e Minas Gerais (27%). Metade dos estudos realizou, concomitantemente, adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas. Os constructos mais frequentemente abordados foram alfabetismo em saúde bucal (ASB) (23%) e qualidade de vida relacionada a saúde bucal (QVRSB) (15,4%). O público-alvo mais prevalente envolveu os adultos (38,4%) e profissionais de saúde (19,3%).

Conclusão: O número de estudos de validação de instrumentos de pesquisa foi baixo, concentrado, principalmente, nos anos de 2018 e 2019, e conduzidos em maioria por pesquisadores de universidades públicas dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A maior parte dos estudos realizou, concomitantemente, adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas de instrumentos sobre ASB e QVRSB.

Descritores: Bibliometria. Estudo de validação. Inquéritos e questionários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-05-06

Como Citar

Letícia Alves Aires, B. ., de Azevedo Santos, J., Rafaela de Medeiros Costa, S., Katarinny Goes Gonzaga, A. ., Pollansky Silva e Farias, I., & Targino Firmino, R. (2021). Validação de instrumentos de pesquisa odontológica no Brasil: um estudo bibliométrico com base nos anais de um congresso brasileiro. Arquivos Em Odontologia, 57, 69–77. https://doi.org/10.7308/aodontol/2021.57.e08

Edição

Seção

Artigos