Programa lúdico-pedagógico para o controle do biofilme dental em indivíduos com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.7308/aodontol/2012.48.1.04Palavras-chave:
Portadores de deficiências visuais, Motivação, Placa dentária, Higiene bucalResumo
Objetivo: Desenvolver um programa de prevenção e motivação odontológica para deficientes visuais, utilizando materiais lúdico-pedagógicos. Além disso, buscou comparar a eficácia do mesmo através do índice de higiene oral simplificado (IHOS) e do índice gengival (IG), em um grupo de cegos (grupo
experimental) e portadores de visão subnormal (grupo controle). Matérias e Métodos: Foram avaliados 15 indivíduos com deficiência visual da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEV), de Caxias do Sul/RS, de ambos os sexos e idades entre 13 e 49 anos. Foram divididos em dois grupos: cegos (grupo experimental) e portadores de visão subnormal (grupo controle). Durante seis encontros (inicial, 15, 45, 75, 105 e 120 dias), todos os participantes receberam as mesmas informações e participaram das
mesmas atividades conduzidas pelo mesmo examinador (kappa=0,86). Após cada atividade realizava-se o IG e IHOS. Os dados foram avaliados considerando-se o nível de significância de 5% e utilizando-se os testes
de Friedman e Mann-Whitney. Resultados: Em relação ao IHOS, houve diminuição do índice com diferença significativa para o grupo controle durante os momentos de 15 a 105 dias (p<0,01), o que não ocorreu com
o grupo experimental (p=0,77). Na avaliação do IG, observou-se diminuição do índice ao longo de todo o período no grupo controle (p<0,01). No grupo com deficiência visual o IG diminuiu entre 75 e 105 dias. Para
o IHOS não houve diferenças estatisticamente significantes. Conclusão: Os indivíduos com visão subnormal apresentaram um efeito melhor (IG e IHOS) após o programa quando comparados com os indivíduos cegos.
Descritores: Portadores de deficiências visuais. Motivação. Placa dentária. Higiene bucal.
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