Perfil profissional do cirurgião-dentista em associação ao conhecimento e utilização de marketing

Autores

  • André Richard Bibiano Zuchini
  • Maria Carolina Gobbi dos Santos Lolli Faculdade Alvorada, Maringá, PR
  • Luiz Fernando Lolli Universidade Estadual de Maringá -UEM
  • Hugo Alberto Lolli Prefeitura Municipal de São Carlos do Ivaí, PR

Resumo

Objetivo: Verificar o conhecimento e a utilização do marketing por cirurgiões-dentistas, associados ao seu perfil profissional. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo qualito-quantitativo transversal, realizado com 52 profissionais atuantes nos municípios de Maringá e Marialva, ambos situados na região Noroeste do Paraná. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário estruturado e auto-responsivo, composto de questões abertas e fechadas, contendo variáveis sobre perfil profissional, conhecimento e atuação de marketing. A coleta de dados ocorreu nos locais de trabalho dos entrevistados durante os meses de agosto e setembro de 2010. Resultados: A maioria dos participantes possuía idade entre 20 e 30 anos (60%) e menos
de 5 anos de profissão (42%), sendo a maior parte proveniente de instituições privadas (56%). Ao todo, 26 indivíduos eram trabalhadores autônomos (50%), atuantes em consultórios ou clínicas particulares (autônomos totais) e 26 (50%) autônomos, mas que possuíam algum vínculo no serviço público (autônomos parciais). Foi observado que os dentistas autônomos totais relataram utilizar mais estratégias de marketing em relação a autônomos parciais (p=0,01). Para as demais associações entre perfil profissional e conhecimento/utilização de marketing não foram encontradas diferenças estatísticas. Conclusão: De acordo com os resultados desse estudo, o conhecimento sobre marketing e sua utilização parece ainda não ser consenso na odontologia e tampouco dependeu do perfil profissional.
Descritores: Odontologia. Marketing de serviços de saúde.

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Biografia do Autor

André Richard Bibiano Zuchini

Cirurgião-Dentista

Maria Carolina Gobbi dos Santos Lolli, Faculdade Alvorada, Maringá, PR

Departamento de Enfermagem, Faculdade Alvorada, Maringá, PR, Brasil

Luiz Fernando Lolli, Universidade Estadual de Maringá -UEM

Departamento de Odontologia, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil
Faculdade Ingá, Maringá, PR, Brasil

Hugo Alberto Lolli, Prefeitura Municipal de São Carlos do Ivaí, PR

Departamento de Esporte, Cultura e Lazer, Prefeitura Municipal de São Carlos do Ivaí, PR, Brasil

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Publicado

2016-05-23

Como Citar

Zuchini, A. R. B., Lolli, M. C. G. dos S., Lolli, L. F., & Lolli, H. A. (2016). Perfil profissional do cirurgião-dentista em associação ao conhecimento e utilização de marketing. Arquivos Em Odontologia, 48(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/3587

Edição

Seção

Artigos