O lugar filosófico da negociação, no romance «Teatro», de Bernardo Carvalho

Autores

  • André Luís de Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.11..149-160

Resumo

Resumo: A leitura do romance Teatro (1998), de Bernardo Carvalho, incita-nos ao questionamento das condições nas quais se produz e se comunica o saber, uma vez que o já acalorado debate em torno dos Estudos Culturais, conforme defendido por Néstor García Canclini, Walter Mignolo, Homi Bhabha, Edward Said, entre outros, demonstrou não existir um local geográfico ou epistemológico privilegiado que detenha os direitos de propriedade sobre as práticas teóricas, mas apenas um “local filosófico” de discussão.
Palavras-chave: Bernardo Carvalho; Teatro; estudos culturais; filosofia.

Resumen: La lectura de la novela Teatro (1998), de Bernardo Carvalho, nos incita al cuestionamiento de las condiciones en las que se produce y se comunica el saber, una vez que el  candente debate en torno a los Estudios Culturales, conforme defendido por Néstor García Canclini, Walter Mignolo, Homi Bhabha, Edward Said, entre otros, demostró no existir un local geográfico o epistemológico privilegiado que detenga los derechos de propiedad sobre las prácticas teóricas, sino apenas un “local filosófico” de discusión.
Palabras-clave: Bernardo Carvalho; Teatro; estudios culturales; filosofía.

Keywords: Bernardo Carvalho; Teatro; cultural studies; philosophy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-10-06

Como Citar

Araújo, A. L. de. (2011). O lugar filosófico da negociação, no romance «Teatro», de Bernardo Carvalho. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 11, 149–160. https://doi.org/10.17851/2238-3824.11.149-160