Atos de fala e interculturalidade: proposta de material didático para a formação sociolinguística de professores brasileiros de língua italiana
DOI:
https://doi.org/10.17851/2238-3824.14.1.81-100Resumo
Resumo: O presente trabalho propõe, a partir de exemplos, uma série de atividades didáticas que visam ao desenvolvimento da competência pragmática de professores brasileiros de língua italiana, no que tange ao ato de fala da recusa. Tem por base os resultados de uma pesquisa sobre aquisição e ensino da expressão oral do ato de fala da recusa na língua portuguesa do Brasil, italiana e inglesa dos Estados Unidos. Esses resultados indicam diferenças significativas na produção do referido ato da recusa nas três culturas, fato que motiva a presente proposta, pois sabemos que uma realização linguística diferente daquela esperada pelo interlocutor pode gerar efeitos negativos na interação dialógica.
Palavras-chave: Pragmática; linguística aplicada; ensino de língua estrangeira; ato de fala da recusa.
Abstract: Questo articolo propone diverse attività didattiche esemplificate rivolte allo sviluppo della competenza pragmatica di professori brasiliani di lingua italiana. Tratta l’atto linguistco del rifiuto nella lingua orale basandosi sui risultati di uno studio sull’acquisizione e sull’insegnamento dell’atto linguistico del rifiuto in portoghese brasiliano, in italiano e in inglese americano. Per quanto concerne la produzione del surriferito atto linguistico, questi risultati illustrano differenze significative nella tre culture. Ciò motiva la presente proposta didattica, sostenuta pure dal fatto che una realizzazione linguistica diversa da quella attesa puó creare problemi comunicativi.
Parole chiave: Pragmatica; linguistica applicata; lingua straniera insegnamento/apprendimento; atto linguistico del rifiuto.
Keywords: Pragmatics; applied linguistics; foreign language acquisition/teaching; refusal speech act.