Dominando a imagem: funções da pintura na narrativa
DOI:
https://doi.org/10.17851/2238-3824.20.1.109-124Palavras-chave:
arte, pintura, Marcel Proust, art, paintingResumo
Este artigo tem por objetivo examinar as referências ao pictural na literatura e, especialmente, definir as funções da presença do quadro de pintura na narrativa. Com base na obra de Marcel Proust, À la Recherche du temps perdu, são analisadas as referências à pintura para se definir quatro tipos de função: psicológica, retórica, estrutural e ontológica, que são exemplificadas com excertos de Proust e comparadas a outras obras da literatura francesa. Conclui-se que as diferentes funções que a referência ao pictural exerce em um romance se distinguem por operarem no nível da recepção ou da produção, sendo que a função ontológica, a mais complexa, ultrapassa essa distinção e atinge o metadiscurso, revelando em uma outra arte, a pintura, a essência da arte primeira, a literatura.
This essay investigates the pictorial references in literature and especially defines the role of the presence of paintings in the narrative. These pictorial references are analyzed in order to define four types of functions: psychological, rhetorical, structural and ontological, which are exemplified with Proust excerpts and compared to other works of French literature. The different functions of the pictorial references are operating in the novel at reception or production level, and by Proust the ontological function, more complex, beyond this distinction reaches metadiscourse, revealing in another art, painting, the essence of the first art, literature.