Da poesia à prosa: a influência da releitura de Baudelaire e Rimbaud na pós-poesia de Jean-Marie Gleize

Autores

  • Erica Milaneze Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.20.1.17-31

Palavras-chave:

poesia contemporânea, poesia francesa, pós-poesia, Gleize, Baudelaire, Rimbaud, contemporary poetry, French poetry, postpoetry

Resumo

No cenário da poesia francesa contemporânea, a pós-poesia representa a busca por novas formas experimentais que se constituem por meio de uma escrita em prosa literal, que tenta efetuar uma “saída” dos modelos tradicionais da poesia, encontrando em Jean-Marie Gleize seu grande animador e teórico. Os diversos textos pós-poéticos gleizeanos são representativos, particularmente, Les chiens noirs de la prose (1999), desta vertente experimental que encontra suas origens na leitura da modernidade poética, destacando-se seu diálogo com as obras de Charles Baudelaire e de Arthur Rimbaud.

In the literary scene of contemporary French poetry, the postpoetry represents a search for new experimental forms that constitute by means of a written literal prose, that tries to make an “exit” of the traditional models of poetry, found into Jean-Marie Gleize his great animator theoretical. The various postpoetic texts gleizean are representative particularly, Les chiens noirs de la prose (1999), this experimental poetry, that fi nds its origins in the reading of modernity poetry, standing out its dialogue with the work of Charles Baudelaire and Arthur Rimbaud.

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Biografia do Autor

Erica Milaneze, Universidade Estadual de Campinas

Pós-Doutorada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) - UNICAMP; pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Milaneze, E. (2015). Da poesia à prosa: a influência da releitura de Baudelaire e Rimbaud na pós-poesia de Jean-Marie Gleize. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 20(1), 17–31. https://doi.org/10.17851/2238-3824.20.1.17-31