O teatro dos sentidos: a unidade dramática nos lais de Marie de France (Século XII)

Autores

  • Constantino Luz de Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais / Professor Adjunto

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.22.1.71-85

Palavras-chave:

Lais, Marie de France, formas breves românicas medievais, unidade dramática.

Resumo

O presente artigo analisa a questão da unidade dramática na
composição dos lais de Marie de France (século XII) e sua inserção na
tradição da literatura românica medieval. O objetivo é discutir como
a restrição da narrativa a um episódio significativo, a economia nas
descrições de personagens, a direcionalidade do narrado e a inserção do
maravilhoso, elementos centrais dos lais, contribuem para a sustentação
da unidade dramática dessa forma breve poética medieval românica, o
que a caracteriza como antecedente das formas breves modernas.

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Biografia do Autor

Constantino Luz de Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais / Professor Adjunto

Professor Adjunto de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

Medeiros, C. L. de. (2017). O teatro dos sentidos: a unidade dramática nos lais de Marie de France (Século XII). Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 22(1), 71–85. https://doi.org/10.17851/2238-3824.22.1.71-85