Perspectiva fenomenológica de Juan José Saer: a discussão do realismo no espaço da lhanura
DOI:
https://doi.org/10.17851/2238-3824.23.1.79-98Palavras-chave:
saerian space, poetic realism, Merleau-Ponty’s phenomenology.Resumo
Resumo: Discute-se o papel do espaço ficcional de maior recorrência na obra de Juan José Saer (1937-2005): a lhanura. Esse espaço do vazio eclode nos romances saerianos, no movimento descritivo, na tentativa de esgotamento dos limites daquilo que se mostra ao olhar. Por meio do narrador ou da personagem acompanha-se, aqui, a fixação de Saer por esse lugar, nessa investida fenomenológica de apreensão do mundo. A análise desse gesto saeriano é intermediada por ideias de Merleau-Ponty acerca da relação vidente-visível. Atesta-se que esse primoroso trabalho descritivo saeriano revela uma discussão consistente do realismo ou daquilo que o autor argentino defende como sua proposta de escrita literária.
Palavras-chave: espaço saeriano; realismo poético; fenomenologia de Merleau-Ponty.
Abstract: This paper discusses the role of the fictional space that continually appears in Juan José Saer’s work (1937-2005): the flatlands. This space of emptiness appears in Saerian novels; in the descriptive movement, in the attempt of depleting the limits of what is shown by the act of looking. Saer’s fixation on this place is tracked through the narrator or character in this phenomenological attempt to understand the world. The analysis of this Saerian act is mediated by Merleau-Ponty’s ideas about the seer-visible relationship. Such analysis shows that this exquisite Saerian descriptive work presents a consistent discussion of realism or what the Argentinian author claims as his proposal of literary writing.
Keywords: saerian space; poetic realism; Merleau-Ponty’s phenomenology.