Endereçamento e epistolaridade: poesia e circunstância em Mallarmé
DOI:
https://doi.org/10.17851/2238-3824.24.1.111-126Palavras-chave:
cartas, identidade, despersonalização, Mallarmé, letters, identity, depersonalization.Resumo
Resumo: Este trabalho procura pensar a questão do endereçamento epistolar em Mallarmé, unindo essa possibilidade à questão do endereçamento poético. Questões como quem escreve e para quem, são problematizadas para repetir o que parece ter sido o próprio processo do autor francês, seja nas suas cartas (e envelopes), seja na sua poesia (incluindo a de circunstância), seja na sua ensaística. As quadrinhas de Les Loisirs de la Poste são tomadas como exemplo lúdico de uma experimentação autoral, ao mesmo tempo que de uma procura por um leitor ideal, capaz de ler um endereço oficial a partir delas. Essas quadras são reveladoras de uma reflexão mais ampla do autor que, em uma experiência epistolar, pode testar a noção de identidade pessoal e autoral até o ponto da despersonalização, noção fundamental para a modernidade.
Palavras-chave: cartas; identidade; despersonalização; Mallarmé.
Abstract: This paper aims to study the addressing of letters in Mallarmé, along with the problem of poetic addressing. Who writes, and to whom, are questions considered here in order to repeat what seems to have been the french author’s project, in his letters (and envelopes), poetry (including the one of circumstance), and in his essays. The quatrains in Les Loisirs de la Poste are considered as a playful example of authorial experimentation as well as the search for an ideal reader, capable of reading them as an official address. These quatrains reveal a wider reflexion of an author who, in an epistolary experience, can sound the notions of personal and authorial identity, stretching them to the point of depersonalization, a fundamental notion for the modern condition.
Keywords: letters; identity; depersonalization; Mallarmé.