“Da dama de ouros, do rei de espadas”: faces da violência em “Thonon-les-Bains”, de Orlanda Amarílis

Autores

  • Franciane Conceição da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.24.1.33-45

Palavras-chave:

Orlanda Amarílis, literatura cabo-verdiana, conto, denúncia, violência, Cape Verdean literature, tale, complaint, violence.

Resumo

Resumo: O presente artigo propõe uma análise do conto “Thonon-les-Bains”, extraído da coletânea Ilhéu de Pássaros (1983), de Orlanda Amarílis, escritora cabo-verdiana. No conto em estudo, a violência onipresente se manifesta em múltiplas facetas. A reflexão aqui empreendida busca compreender as estratégias de encenação da violência utilizadas por Amarílis, dedicando uma atenção mais específica à violência perpetrada contra a personagem Piedade, protagonista da história. A análise desenvolvida é fundamentada em textos da crítica literária, recorrendo ainda ao suporte de outros campos do saber: Antropologia, Sociologia e Psicanálise. Nesse contexto, o artigo além de discutir a respeito das estratégias de encenação da violência no conto, procura contribuir para a divulgação da obra de Orlanda Amarílis, escritora ainda pouco conhecida, mesmo entre os/as pesquisadores/as das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Orlanda Amarílis; literatura cabo-verdiana; conto; denúncia; violência.

Abstract: This study focuses on the analysis of the “Thonon-les-Bains” tale, part of the collection Ilhéu de Pássaros (1983), by Orlanda Amarílis, a Cape Verdean writer. In this story, the ubiquitous violence manifested is multifaceted. As such, we are concerned with the strategies of violence representation used by Amarílis in the construction of “Thonon-les-Bains”, mostly looking at Piedade, the protagonist of the tale. The research is based on Literary Criticism scholarship, also taking into account other knowledge areas: Anthropology, Sociology, and Psychoanalysis. In this context, this article, albeit discussing strategies of violence representation, aims at contributing to the dissemination of Orlanda Amarílis’ work, a writer who is still not well known, even among scholars of African Literature of Portuguese language.

Keywords: Orlanda Amarílis; Cape Verdean literature; tale; complaint; violence.

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Biografia do Autor

Franciane Conceição da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Doutora em Letras - Literaturas de Língua Portuguesa - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Ex-bolsista CAPES.

Pesquisadora associada à Latin American Studies Association (LASA), da University of Pittsburgh, e à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN.

Integrante do Grupo de Estudo "Estéticas Diásporicas" (GEED-PUC Minas) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB Viçosa). 

Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Comparada; Literatura Contemporânea; Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; Literatura Afro-brasileira; Produções Literárias de Mulheres; Violência e Literatura; Relações Étnico-raciais.

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Publicado

2019-04-29

Como Citar

Silva, F. C. da. (2019). “Da dama de ouros, do rei de espadas”: faces da violência em “Thonon-les-Bains”, de Orlanda Amarílis. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 24(1), 33–45. https://doi.org/10.17851/2238-3824.24.1.33-45

Edição

Seção

Dossiê: Literaturas Poscoloniais em Línguas Românicas – Parte 2