Influências da vocalização da lateral /l/ na escrita de alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental / Influences of Lateral / l/ Vocalization in the Writing of 3rd and 4th Grade of Elementary School Students

Autores

  • Rosemari Lorenz Martins Universidade Feevale
  • Bruna Melo de Lima Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.24.2.41-56

Palavras-chave:

escrita, fonética, fonologia, oralidade, variação linguística, writing, phonetics, phonology, orality, linguistic variation.

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como tema a vocalização da lateral /l/ e a possível influência dessa vocalização na escrita. Para discutir esse tema, estabeleceu-se como objetivo geral investigar em que medida a vocalização da lateral /l/ na fala influencia a escrita de 40 alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Alvorada/RS. Além disso, verificaram-se também os contextos linguísticos e sociais favorecedores da vocalização da lateral /l/ e da substituição do grafema que representa o fonema /l/ por outros grafemas. Para tanto, foram coletadas amostras de fala e de escrita que foram analisadas conforme a teoria da variação linguística. A análise dos dados revelou que a vocalização do fonema /l/ é mais frequente na fala (36,7%) do que a substituição do grafema “l” pelo grafema “u” na escrita (20,5%). No que diz respeito aos contextos linguísticos e sociais que poderiam condicionar a vocalização do fonema /l/ ou a substituição do grafema que representa o fonema /l/ (“l”) pelo grafema “u”, o programa de análise estatística selecionou como relevante tanto para os dados de fala quanto para os de escrita somente a variável de contexto fonológico precedente. Os fatores que se mostraram favoráveis para a vocalização do /l/ na fala foram os contextos fonológicos precedentes /e/ (0,769) e /a/ (0,730), e os que se mostraram favorecedores para a substituição do grafema que representa o fonema /l/ pelo grafema “u” foram os contextos fonológicos “e” (0,737); “o” (0,723) “i” (0,633); e “a” (0,609).

Palavras-chave: escrita; fonética; fonologia; oralidade; variação linguística.

Abstract: The present study draws on the vocalization of the lateral /l/ and the possible influence of this vocalization on the writing process. In order to address this theme, it was established as a general objective to investigate to what extent the influence of the lateral /l/’s vocalization occurs in the writing of 40 elementary school students from 3rd and 4th grades at a school in the municipality of Alvorada/RS. Furthermore, the social and linguistic contexts which favor the vocalization of the lateral /l/ and the substitution of the grapheme representing the phoneme “l” by other graphemes were also verified. Thus, speech and writing samples were collected, being analyzed according to the linguistic variation theory. The data analysis showed that the vocalization of the phoneme / l / is more frequent in speech (36.7%) than the substitution of the grapheme “l” by other writing graphemes (20.5%). Concerning the linguistic and social data contexts which may restrain the vocalization of the phoneme /l/ or the substitution of the grapheme representing the phoneme / l / (“l”) by other graphemes, the data analysis showed that only the preceding phonological context variable was relevant to both speech and written data. The factors that proved to be favorable for vocalization of / l / in speech were the preceding phonological contexts /e/ (0.769) and /a/ (0.730), and the phonological contexts “e” (0.737); “o” (0.723) “i” (0.633); e “a” (0.609) those favored substitution of the grapheme representing the phoneme / l / by other graphemes.

Keywords: writing; phonetics; phonology; orality; linguistic variation.

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Biografia do Autor

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Graduada em Letras- Português/Alemão (1993), Especialista em Linguística do Texto (1996) e Mestre em Ciências da Comunicação (1999) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é coordenadora do Mestrado Profissional em Letras, assessora de Pós-Graduação Stricto Sensu, professora permanente do Mestrado Profissional em Letras, professora colaboradora do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, variação linguística e ensino.

Bruna Melo de Lima, Universidade Feevale

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Feevale, professora na rede públlica de ensino na Educação Básica.

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Publicado

2019-08-12

Como Citar

Martins, R. L., & Lima, B. M. de. (2019). Influências da vocalização da lateral /l/ na escrita de alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental / Influences of Lateral / l/ Vocalization in the Writing of 3rd and 4th Grade of Elementary School Students. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 24(2), 41–56. https://doi.org/10.17851/2238-3824.24.2.41-56