Histórias de vida na formação de professores de línguas / Life Stories in Language Teachers’ Training

Autores

  • Christianne Benatti Rochebois Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.24.3.7-23

Palavras-chave:

histórias de vida, ciências humanas, integração escola-universidade, língua francesa, life stories, human sciences, school-university integration, French.

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é primeiramente chamar a atenção para a importância dos relatos de Histórias de vida de atores envolvidos no espaço da escola pública como abordagem de investigação e de formação a estudantes de língua francesa da Universidade Federal do Sul da Bahia. O texto apresenta os diferentes termos advindos na corrente de construção de espaços de vida e de narrativa no universo das Ciências Humanas: biografia, autobiografia, histórias de vida. Em seguida, reflete-se sobre as extensões da prática biográfica, através do estado da arte, para, finalmente, chegar no domínio de pesquisa e prática do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, mais especificamente de língua francesa. Fundamentam este estudo obras organizadas por grupos de trabalho brasileiros e franceses. Finalizamos com a apresentação de nosso projeto de pesquisa-ensino-extensão aplicado em Porto Seguro, Bahia, integrando os atores da escola pública, estudantes da universidade e Histórias de vida.

Palavras-chave: histórias de vida; ciências humanas; integração escola-universidade; língua francesa.

Abstract: The aim of this paper is firstly to call attention to the importance that reports on life stories of actors involved in the public school realm have as an investigative approach to training French language students at Southern Bahia Federal University. The text shows different terms coming from the thread of research built upon life spaces and narrative within the Human Sciences: biographies, autobiographies, life stories. Then we ponder over the extensions of biographical practice, through the state of the art, in order to finally reach the research and practice domain of foreign language teaching-learning, specifically, French. The study is based on references organized by Brazilian and French work groups. We conclude with the presentation of our research-teaching-extension project applied to Porto Seguro, Bahia, which integrates the actors of public schools, university students and life stories.

Keywords: life stories; human sciences; school-university integration; French.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christianne Benatti Rochebois, Universidade Federal do Sul da Bahia

Instituto de Humanidades, Artes e Ciências

Área de Linguagens e suas Tecnologias

Sub-área de Língua Francesa

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Rochebois, C. B. (2019). Histórias de vida na formação de professores de línguas / Life Stories in Language Teachers’ Training. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 24(3), 7–23. https://doi.org/10.17851/2238-3824.24.3.7-23