O narrador de Los ríos profundos e suas relações com a heterogeneidade e a melancolia / The Narrator of Los ríos profundos and Its Relations with Heterogeneity and the Melancholy
DOI:
https://doi.org/10.17851/2238-3824.25.1.111-134Palavras-chave:
Arguedas, Los ríos profundos, narrador, heterogeneidade, melancolia, narrator, heterogeneity, melancholy.Resumo
Resumo: O presente trabalho realiza uma leitura sobre o narrador de Los ríos profundos (2016), de José María Arguedas (1911-1969), a partir da relação entre a heterogeneidade e a melancolia. Cornejo Polar (2008), a exemplo, foi pioneiro ao inserir, dentro de suas discussões sobre a heterogeneidade – isto é, a interseção conflituosa de dois ou mais universos socioculturais distintos em um só extrato literário – reflexões acerca do narrador-personagem e suas memórias. Ángel Rama (2008), por sua vez, elaborou uma teoria que frisa a pertinência de dois narradores, um principal e outro etnológico, que formam um todo sintético. De modo a retomar a validade das contribuições de Cornejo Polar, assim como também fizeram Alberto Moreiras (2001) e Marcos Natali (2005), procura-se relacionar a heterogeneidade e a melancolia ao narrador, visto que aquela, conflituosa por natureza, permite o surgimento desta, também conflituosa, dupla e ambígua. Além disso, empreende-se, de forma rápida, uma aproximação da heterogeneidade com a tradução e, evidentemente, com a melancolia. Ressalta-se que este estudo não possui comprometimento com a área clínica ou psicanalítica. Para dar cabo ao projeto analítico, conta-se principalmente com as contribuições de Cornejo Polar, além de Walter Benjamin (2013; 2016) e Susana Kampff Lages (2007).
Palavras-chave: Arguedas; Los ríos profundos; narrador; heterogeneidade; melancolia.
Abstract: This work aims at addressing one perspective of reading about the narrator of Los ríos profundos (2016), written by José María Arguedas (1911-1969), based on the relations between the heterogeneity and the melancholy. Cornejo Polar (2008), for example, was a pioneer in discussing, within his discussions about the heterogeneity – i.e., the conflictuous intersection of two or more sociocultural universes in only one literary extract – reflections about the narrator-character and his memories. Ángel Rama (2008), in turn, elaborated a theory that emphasizes the relevance of two narrators, one main and one ethnological, who form a synthetic whole. In order to retake the validity of the Cornejo Polar’s contributions, also Alberto Moreiras’s (2001) and Marcos Natali’s (2005), we try to relate the heterogeneity and the melancholy to the narrator, since the former, conflicting by nature, allows the emergence of the latter, also conflicting, double, and ambiguous. In addition, an approximation of heterogeneity with translation and, of course, with melancholy is rapidly undertaken. It is noteworthy that this study does not commit to the clinical nor to the psychoanalytical area. Cornejo Polar’s, Walter Benjamin’s (2013, 2016) and Susana Kampff Lages’s (2007) contributions were considered to carry out the analytical project.
Keywords: Arguedas; Los ríos profundos; narrator; heterogeneity; melancholy.