Inscrever o acontecimento, transmitir a recordação: espaços recordantes de Ayacucho / Inscribe the Event, Transmit the Memory: Ayacucho’s Remembering Spaces

Autores

  • Carla Dameane Pereira de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), San Miguel / Peru

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.25.1.67-94

Palavras-chave:

espaços recordantes, dramaturgias ausentes, Ayacucho, remembering spaces, missing dramaturgies.

Resumo

Resumo: Neste artigo recupera-se a minha passagem por dois espaços recordantes e recordados, em Ayacucho, para a partir deles formular uma reflexão sobre as dramaturgias ausentes e sua relação com a memória, com os acontecimentos que nos espaços se encerram e que, uma vez inscritos, condicionam a sua transmissão e a capacidade de afetação. Toma-se como insumos teóricos provocadores as considerações de Aleida Assmann (2011) e Pierre Nora (1993), sobre memória cultural e sua relação com a história e os estudos de Ileana Diéguez (2017) sobre imagem, memória e cenários de perda. Baseia-se em uma reflexão sobre os espaços da recordação, locais e ambientes de memória dialogando com exemplos apresentados a partir da pesquisa em contexto de imersão. Parte-se também de dois casos específicos – a comunidade de Cuclluchaca, em Huanta, e o Santuario de la Memoria La Hoyada, ambos em Ayacucho, a fim de destacar como esses dois espaços potencializam dramaturgias ausentes que, paralelas ao que se entende, no bojo dos estudos das Artes Cênicas, sobre dramaturgias, permitem que os acontecimentos ali inscritos se desdobrem em teatralidades que amplificam a dimensão dos acontecimentos reais e das cenas que ali recordadas reverberam o seu locus recordante.

Palavras-chave: espaços recordantes; dramaturgias ausentes; Ayacucho.

Abstract: This article recovers my passage through two remembering and remembered spaces, in Ayacucho, from which to formulate a reflection about the missing dramaturgies and its relationship with memory, with the events that closes in the spaces and, once inscribed, affects its transmission and affectability. It is taken as provocative theoretical inputs the considerations of Aleida Assmann (2011) and Pierre Nora (1993), about cultural memory and its relationship with the history and studies of Ileana Diéguez (2017) about image, memory and loss scenarios. It starts from a reflection about the spaces of memory, places and environments of memory dialoguing with examples presented from the research in immersion context. It also starts from two specific cases – the Cuclluchaca community in Huanta and the Santuario de la Memoria La Hoyada, both in Ayacucho, in order to highlight how these two spaces potentiate the missing dramaturgies that, parallel to what is meant in the scope of studies of the Performing Arts, about dramaturgies, which allow the events inscribed there unfold into theatricalities that amplify the dimension of the real events and the scenes that are remembered there reverberate their remembering locus.

Keywords: remembering spaces; missing dramaturgies; Ayacucho.

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Biografia do Autor

Carla Dameane Pereira de Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), San Miguel / Peru

Doutora em Estudos Literários: Literaturas Modernas e Contemporâneas (2013) e Mestre em Letras: Estudos Literários, Teoria da Literatura (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da UFBA atuando nas linhas de pesquisas Documentos da memória cultural e Estudos da tradução cultural e intersemiótica. Atua nas áreas de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Pesquisadora na área de Estudos da Performance, Artes Cênicas, Literaturas e Culturas Andinas. Pesquisadora afiliada na Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP) onde realizou pesquisas de Pós-Doutorado entre agosto de 2018 e agosto de 2019. É performer no Coletivo Pixote. Warmi Danzaq Nina Sonqo de Ayacucho. 

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Souza, C. D. P. de. (2020). Inscrever o acontecimento, transmitir a recordação: espaços recordantes de Ayacucho / Inscribe the Event, Transmit the Memory: Ayacucho’s Remembering Spaces. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 25(1), 67–94. https://doi.org/10.17851/2238-3824.25.1.67-94

Edição

Seção

Dossiê: Estudos Andinos e Amazônicos