A prova de língua portuguesa em concursos para docentes

um contrassenso?

Autores

  • Ondina Maria da Silva Macedo Instituto Federal Goiano Campus Ceres
  • Eliane Marquez da Fonseca Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.26.1.27-44

Palavras-chave:

enunciado, dialogismo, sentidos

Resumo

Este texto é um recorte da tese de doutorado e tem o objetivo de analisar o questionamento teórico sobre o conhecimento de língua portuguesa na construção de uma prova de Língua Portuguesa (LP) aplicada a candidatos no concurso para docente de sociologia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em 2015. O embasamento teórico é a Análise Dialógica do Discurso com Bakhtin (2003, 2010) e Orlandi (2001, 2007). Questiona-se o caráter descritivo da prova voltada para aspectos formais, em detrimento da discussão dos sentidos possíveis de uso da língua, como preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta pesquisa segue metodologia qualitativa, de cunho documental, partindo da materialidade dos enunciados da prova de LP, com olhar para as práticas sociais. É importante ressaltar que em 2018, três anos depois, o IFSP aplicou prova a candidatos com a mesma formação, ressignificando a avaliação de modo a não valorizar aspectos gramaticais apenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEREDO, J. C. de. A análise gramatical e a explicação de textos. Cadernos de Letras da UFF. Dossiê: o lugar da teoria nos estudos linguísticos e literários, Rio de Janeiro, v. 23, n. 46, p. 21-41, 2013.

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011.

BAGNO, M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Tradução do russo por P. Bezerra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M.; VOLOSHINOV. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução M. Lahud e Y. Vieira. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BEZERRA, M. A; REINALDO, M. A. Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013. (capítulos 2 e 3).

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 9 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: 2000.

GERALDI, J. W. Palavras Escritas, indícios de palavras ditas. Linguagem em (Dis)curso, Santa Catarina, v. 3, Número Especial, p. 9-25, 2003.

LINS, B. M. L. Saberes docentes em provas de concursos públicos para professor de Língua Portuguesa. 2011. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

MIGUEL, S. B. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Uma discussão da validade das questões de língua portuguesa. 2015. 230 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 3. ed. São Paulo: Pontes, 2001.

ORLANDI, E. P. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. São Paulo: Pontes, 2007.

Downloads

Publicado

2024-08-04

Como Citar

Macedo, O. M. da S., & da Fonseca, E. M. (2024). A prova de língua portuguesa em concursos para docentes: um contrassenso?. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 26(1), 27–44. https://doi.org/10.17851/2238-3824.26.1.27-44