Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas e Escola Estadual João Ramos Filho

estudo do processo da dupla nomeação de uma instituição escolar na cidade de Mariana (MG)

Autores

  • Beatriz Latini Gomes Neta Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula Antunes Rocha Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.27.1.174-191

Palavras-chave:

Escola Estadual João Ramos Filho, cidade de Mariana, Toponímia, nomeação escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é expor e analisar um estudo realizado na Escola Estadual João Ramos Filho, situada na cidade de Mariana (MG). A referida pesquisa descreveu a escolha desse nome para a instituição, que, embora já seja oficial, vem sendo usado, pela comunidade local, concomitantemente ao antigo, Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas. Entrevistas com o diretor que encabeçou o movimento de escolha do nome oficial e a consulta a documentos permitiram observar e descrever o valor simbólico que o nome de uma escola tem para sua comunidade, o que corrobora um fundamento das pesquisas sobre Toponímia, segundo o qual os nomes dos lugares são carregados de valores sociais. O texto discute ainda a situação que ocorre no momento: a escolha do novo nome, que homenageia um ex-prefeito de Mariana, João Ramos Filho, assassinado num crime de motivação política e fundador do bairro onde se situa a escola, bem como sua oficialização não são suficientes para impedir o uso, inclusive nas redes sociais, do antigo nome, que havia sido empregado provisoriamente e de forma não oficial por poucos anos. Além disso, o artigo apresenta uma reflexão sobre os desafios metodológicos encontrados na realização de pesquisas de caráter interdisciplinar como as que se fazem em torno dos nomes de instituições escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, A. A. A civilização das letras: cultura escolar no termo de Mariana (1750-1822). In: VENÂNCIO, R.P.; GONÇALVES, A. L.;

SILVEIRA, M.A., Mollo, H. (Org.). Termo de Mariana III. v. 3. Ouro Preto: Editora da UFOP, 2010, p. 99-114.

COTA, Thiago. Escola Estadual de Ensino Médio das Cabanas passa a se chamar Escola Estadual João Ramos Filho. Disponível em:. Acesso em: 15 jul. 21.

DICK, M. Vicentina de P. do A. A Motivação Toponímica e a Realidade Brasileira. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo. Edições Arquivo do Estado, 1990a.

DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. Toponímia e Antroponímia no Brasil. Coletânea de Estudos. 2. ed. São Paulo: FFLCH/USP, 1990b. E. E. de Ensino Médio Cabanas. Fonte: . Acesso em: 15 jul. 2021. E. E. de Ensino Médio Cabanas. Fonte: . Acesso em: 15 jul. 2021.

GOMES NETA, B. L. Os nomes de escolas públicas na cidade de Mariana: microtoponímia urbana. 2016. Dissertação de mestrado. Dissertação em Letras: Estudos da Linguagem – Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, 2016, 126 páginas.

Downloads

Publicado

2024-08-04

Como Citar

Neta, B. L. G., & Rocha, A. P. A. (2024). Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas e Escola Estadual João Ramos Filho: estudo do processo da dupla nomeação de uma instituição escolar na cidade de Mariana (MG). Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 27(1), 174–191. https://doi.org/10.17851/2238-3824.27.1.174-191

Edição

Seção

IV DIVERMINAS SERtão GERAIS