La Bicicleta e o Colectivo Acciones de Arte (CADA)

resistência político-cultural no Chile ditatorial

Autores

  • Adriane Vidal Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isadora Bolina Monteiro Vivacqua Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.28.3.16-43

Palavras-chave:

ditadura militar chilena, resistência político-cultural, La Bicicleta, Colectivo Acciones de Arte

Resumo

O artigo analisa a resistência político-cultural empreendida pela revista La Bicicleta e pelo grupo Colectivo Acciones de Arte (CADA) no contexto da ditadura militar no Chile (1973-1990). Na análise, apresentamos, primeiramente, as transformações ocorridas no campo cultural chileno após o golpe de 1973, com destaque para a chamada “operação limpeza” realizada pela ditadura. Seu objetivo era minar as produções artísticas que apresentavam uma visão positiva sobre o governo de Salvador Allende e direcionar as artes para a construção de um imaginário consoante com as ideias propagadas pelo regime militar. Em seguida, o artigo destaca o surgimento de La Bicicleta e do grupo CADA em meio a esse conturbado contexto, as suas respectivas formas de atuação e as reflexões que suscitaram sobre o papel político e social das artes, especialmente diante de um regime de exceção. As conclusões do artigo demonstram como tais iniciativas culturais ajudaram a contestar leituras históricas oficiais propagadas pelo pinochetismo e ofereceram estratégias inovadoras de denúncia política e resistência cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGGIO, A. Democracia e socialismo: a experiência chilena. São Paulo: Editora Unesp, 1993.

BALCELLS, F. Acciones de arte hoy en Chile. La Bicicleta, Santiago de Chile, v. 9, n. 8, p. 7-10, nov.-dic., 1980. Disponível em: http://www.memoriachilena.gob.cl/602/w3-article-99319.html. Acesso: 26 maio 2023.

BEIGEL, F. Las revistas culturales como documentos de la historia latinoamericana. Utopía y Praxis Latinoamericana. Maracaibo, año 8, n. 20, p. 105-115, 2003.

BOSI, A. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BRAVO VARGAS, V. Neoliberalismo, protesta popular y transición en Chile, 1973-1989. Politica y Cultura. México, n. 37, p. 85-112, ene. 2012.

COBO MATURANA, M. Revista La Bicicleta: lenguaje visual de una resistencia cultural. 2015. 308f. Tesis – (Título en Diseño Grafico). Universidad de Chile, Santiago de Chile, 2015.

CATALÁN, C.; MUNIZAGA, G. Políticas culturales estatales bajo el autoritarismo en Chile. Santiago: CLACSO, 1986.

COELHO NETO, R. Exílio, intelectuais, literatura e resistência política nas revistas Literatura Chilena e Araucaria de Chile (1977-1989). Rio de Janeiro: Multifoco, 2017.

COLECTIVO ACCIONES DE ARTE. Poesia: imaginar esta página completamente blanca. Hoy, Santiago, Chile, v. 1, n. 115, s/p., 3 oct. 1979.

DALMÁS, C. Brigadas muralistas e cartazes de propaganda da Experiência Chilena (1970-1973), 2006. 191 f. Dissertação – (Mestrado em História Social. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2006.

DECLARACIÓN DE PRINCIPIOS DEL GOBIERNO DE CHILE, Santiago, marzo 11 de 1974. Archivo Chile/CEME. Centro de Estudios Miguel Enriquez. Disponível em: http://www.archivochile.com/Dictadura_militar/doc_jm_gob_pino8/DMdocjm0005.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

DEL ALCÀZAR, J. Chile en la pantalla. Cine para escribir y para enseñar la historia (1970-1998). Santiago: DIBAN/Universitat de València, 2013.

DEL POSO ARTIGAS, J. Diccionario histórico de la dictadura cívico-militar en Chile. Santiago: LOM Ediciones, 2018.

DONOSO FRITZ, K. Discursos y políticas culturales de la dictadura cívico militar chilena, 1973-1988. Dossier Chile contemporâneo. Santiago, n. 29, agosto, p. 01-34, 2012.

DURAN, S. Ríe cuando todos estén tristes: el entretenimiento televisivo bajo la dictadura de Pinochet. Santiago: LOM Ediciones, 2012.

ERRÁZURIZ, L. H. Dictadura militar en chile. Antecedentes del golpe estético-cultural. Latin American Research Review, v. 44, n. 2, p. 136-157, 2009.

FFRENCH-DAVIS, R. Entre el neoliberalismo y el crecimiento con equidad: tres décadas de política económica en Chile. Santiago: LOM Ediciones, 2003.

JARA, I. Discurso cultural da ditadura chilena. Entre a pátria e o mercado. In: MOTTA, R. P. S. (Org.). Ditaduras militares: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015, p. 313-333.

JORDÁN, L. Música y clandestinidad en dictadura: la represión, la circulación de músicas de resistencia y el casete clandestino. Revista Musical Chilena, Santiago, v. 63, n. 212, p. 77-102, jul./dic. 2009.

HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública. São Paulo: Unesp, 2014.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro Editora, 2012.

KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

La Bicicleta (1978-1987). Disponível em: www.memoriachilena.gob.cl. Acesso: 26 maio 2023.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2006.

NEUSTADT, R. CADA Día: la creación de un arte social. Santiago: Editorial Cuarto Propio, 2001.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: PUC-SP, n. 10, 1993, p. 12.

OSÓRIO FERNÁNDEZ, J. La Bicicleta, el Canto Nuevo y las tramas musicales de la disidencia: música popular, juventud y política en Chile durante la dictadura, 1976-1984. A contracorriente, v. 8, n. 3, p. 255-286, 2011.

PARA NO MORIR DE HAMBRE EN EL ARTE. COLECTIVO ACCIONES DE ARTE - CHILE. La Bicicleta, Santiago de Chile, v. 1, n. 5, p. 22-24, nov./dez, 1979. Cronica. Disponível em: http://www.memoriachilena.gob.cl/602/w3-article-54776.html. Acesso em: 26 maio 2023.

POLLAK, M. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, vol. 2, nº3, 1989, p. 3-15

POLÍTICA CULTURAL DEL GOBIERNO DE CHILE, Santiago, Departamento Cultural - Asesoría Cultural de la Junta De Gobierno, 1975. Biblioteca del Congreso Nacional de Chile. Disponível em: https://www.bcn.cl/obtienearchivo?id=documentos/10221.1/39504/1/135512.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

PROGRAMA Básico de la Unidad Popular, 17 dez. 1969. In: Marxists Internet Archive: archivo Salvador Allende. [01 jan. 2016]. Disponível em: https://www.marxists.org/espanol/allende/1969/diciembre17.htm. Acesso em: 26 maio 2023.

RICHARD, N. Márgenes e instituciones: arte en Chile desde 1973. Santiago de Chile: Metales Pesados, 2014.

ROCCA, P. Por qué, para qué una revista (sobre su naturaleza y su función en el campo cultural latinoamericano). Hispamérica, ano 33, n. 99, p. 3-19, 2014.

ROSENFELD, L. Instalación en Galería Centro Imagen. Santiago: [s.n.], 1979. 1 fotografia. Disponível em: http://archivosenuso.org/cada/accion#viewer=/viewer/31%3Fas_overlay%3Dtrue&js=. Acesso em: 29 maio 2023.

SÉMELIN, J. “Qu’est-ce que ‘résistir’?” Esprit, Paris, v. 01, n. 198, jan. 1994, p. 50-63.

SARLO, B. Intelectuales y revistas: razones de una práctica. America, Cahiers du CRICAL, Paris, Sorbonne la Nouvelle, n. 9-10, p. 9-15, 1992.

SCHMIEDECKE, N. A. “Nuestra mejor contribución la hacemos cantando”: a Nova Canção Chilena e a “questão cultural” no Chile da Unidade Popular. 2017. 270 f. Tese (Doutorado em História e Cultura Social), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), 2017.

SUBERCASEAUX, B. Historia de las ideas y de la cultura en Chile: desde Independencia hasta el Bicentenario. Santiago de Chile: Editorial Universitaria, vol. III, 2011.

TARCUS, H. Las revistas culturales latinoamericanas: giro material, tramas intelectuales y redes revisteriles. Buenos Aires: Tren en Movimiento, 2020.

TORRES VÁSQUEZ, R. P. Así pedaleábamos. Santiago de Chile: Salviat Impresores, 2014.

VALDIVIA DE ZÁRATE, V. Pinochetismo e guerra social no Chile. In: MOTTA, R. P. S. (Org). Ditaduras Militares: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015, p. 121-141.

YENTZÉN PERIC, E. La voz de los setenta: un testimonio sobre la resistencia cultural a la dictadura, 1975-1982. Santiago de Chile: CIPOD, 2014.

WILLIAMS, R. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Downloads

Publicado

2024-08-04

Como Citar

Costa, A. V., & Vivacqua, I. B. M. (2024). La Bicicleta e o Colectivo Acciones de Arte (CADA): resistência político-cultural no Chile ditatorial. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 28(3), 16–43. https://doi.org/10.17851/2238-3824.28.3.16-43

Edição

Seção

Dossiê: 50 anos do golpe militar no Chile