As memórias da repressão política contra os mapuches após o golpe de estado chileno (1973) na dramaturgia do KIMVN Teatro
DOI:
https://doi.org/10.17851/2238-3824.28.3.61-82Palavras-chave:
andinidades em cena, mapuches, KIMVN Teatro, dramaturgias latino-americanas, teatro documentalResumo
Neste artigo será apresentado um diálogo com as obras do repertório artístico do KIMVN Teatro, destacando os aspectos simbólicos e as reflexões que constituem os testemunhos de personagens que levam à cena memórias da repressão política contra os mapuches após o golpe de estado chileno (1973). O diálogo se dará a partir da apresentação e da leitura crítica de trechos extraídos dos textos dramáticos das obras Ñi pu tremen Mis antepassados (2008), Galvarino (2012), Ñuke una mirada íntima hacia la resistencia mapuche (2016) e Trewa Estado Nación o el Espectro de la Traición (2017-2019), a fim de ressaltar como o tema da violência política contra os mapuches, durante o período da ditadura militar chilena, é uma constante no fazer teatral desta companhia que, partindo de uma ferida familiar, atribui a ela uma dimensão comunitária de proporção nacional. Além de visibilizar as histórias reais de mapuches afetados, em distintas dimensões durante este período da história chilena, as dramaturgias estudadas dão conta de um trabalho de manutenção da memória coletiva e da reescritura da história oficial do Chile, com ênfase na resistência dos mapuches frente ao projeto de estado nação.
Referências
CANIUQUEO HUIRCAPAN, Sergio. Movimiento mapuche y disputa historiográfica. La obra Kurafaf, 1986-1989. In: PINTO RODRÍGUEZ, Jorge. (org.). Conflictos étnicos, sociales y económicos: Araucanía (1900-2014). Santiago de Chile: Pehuén editores, 2015. p. 215-246.
CAYUQUEO, Pedro. Violencia política mapuche. In: CAYUQUEO, Pedro. Porfiada y rebelde es la memoria: Crónicas Mapuche. Santiago de Chile: Catalonia, 2018. p. 68-69.
FARÍAS CERPA, Maritza. “Hacia la construcción de un sujeto político. El teatro como agente educatico y creador de conciencia social (1958-1973)”. In: ARAVENA ARAVENA, Cristian; HUDSON, Brian Smith (org.). La escena inquieta: Teatro político metropolitano de la época del sesenta. Santiago de Chile: Ediciones A89, 2018. p. 40-70.
GONZÁLEZ SEGUEL, Paula. (comp.). Dramaturgias de la Resistencia: teatro documental Kimvn Marry Xipantv. 1. ed. Santiago de Chile: Pehuén: Centro de Estudios Interculturales e Indígenas, 2018.
GONZÁLEZ SEGUEL, Paula. TREWA. Estado-Nación o el Espectro de la Traición. Santiago, Chile: KIMVN Teatro, 2017-2019. [Texto não publicado, cedido pela dramaturga para fins de pesquisa.]
HENRÍQUEZ PUENTES, Patricia; OSTRIA GONZÁLEZ, Mauricio. Ñi pu tremen. Mis antepasados de Paula González Seguel: Repertorios de prácticas escénicas y diferencia cultural. Literatura y Lingüística, Santiago de Chile, n. 43. p. 129-147. 2021. Disponível em: . Acesso em: 10 de fev. 2023.
MOREIRAS, Alberto. A exaustão da diferença: A política dos estudos culturais latino-americanos. Tradução de Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A virada testemunhal e decolonial do saber histórico. Campinas, Editora da Unicamp, 2022.
SOUZA, Carla Dameane Pereira de. KIMVN teatro documental: a cena como lugar de resistência. Sala Preta, v. 19, n. 1, p. 178-191, 2019. Disponível em: . Acesso em: 11 de maio 2023.
SOUZA, Carla Dameane Pereira de.; MACHADO, Bruno. Traduzindo Ñi Pu Tremen, mis antepasados (2008), da companhia Kimvn Teatro Documental: Um estudo sobre a história e a resistência Mapuche. Recial, Córdoba, v. 13, n. 22, p. 148-160, Jul./Dez., 2022. Disponível em:
< https://revistas.unc.edu.ar/index.php/recial/article/view/39353>. Acesso em: 11 maio 2023.