Calle Santa Fe

a elaboração do trauma no cinema andarilho de Carmen Castillo

Autores

  • Guilherme Araujo dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.28.3.125-148

Palavras-chave:

cinema, ditadura militar, Chile, trauma, melancolia

Resumo

O presente artigo propõe investigar como o chamado “documentário de busca”, definido por Bernardet (2005) como uma relevante ferramenta de acesso à subjetividade, pode auxiliar na revisão de traumas deixados pela ditadura militar chilena. Entre inquietações e um consequente estado de melancolia expostos pela cineasta Carmen Castillo, interessa analisar no filme Calle Santa Fe (2007), particularmente sob o escopo das teorias da imagem e da literatura, o trânsito existente entre cinema, ensaio e narrativa autobiográfica. Estas searas, uma vez entrecruzadas, concebem um gesto que possibilita acionar no sujeito novas referências para a elaboração do passado e a possibilidade de reconstruir-se diante do trauma

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Publicado

2024-08-04

Como Citar

dos Santos, G. A. (2024). Calle Santa Fe: a elaboração do trauma no cinema andarilho de Carmen Castillo. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 28(3), 125–148. https://doi.org/10.17851/2238-3824.28.3.125-148

Edição

Seção

Dossiê: 50 anos do golpe militar no Chile