CHAMADA Revista do Centro de Estudos Portugueses - V. 45, n. 73 (jul. - dez. 2025) Dossiê: Ana Hatherly múltipla
CHAMADA Revista do Centro de Estudos Portugueses - V. 45, n. 73 (jul. - dez. 2025)
Comissão Organizadora:
André do Amaral (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
Ana Paixão (Paris 8 / Universidade Nova de Lisboa)
Deolinda Adão (Cátedra Ana Hatherly/ Berkeley University)
Data-limite para envio de originais: 30 de setembro de 2025
Ana Hatherly múltipla
No segundo semestre de 2025, a Revista do Centro de Estudos Portugueses dedicará um Dossiê em homenagem a Ana Hatherly (Porto, 1929 – Lisboa,2015), por ocasião dos dez anos do seu passamento.
No poema ‘Lignes d’écriture’, dedicado à autora e publicado na antologia suíça L’invention de l’écriture (Pagines d’Arte, 2013), Michel Butor sugere a complexidade de uma obra voltada para diversos interesses, da escrita ao desenho, da pesquisa à criação. Na última estrofe, ele nos convida a ler o conjunto dessa produção que busca incessantemente “Traçar recopiar traduzir” as linhas da escrita, operações que, por sua vez, “revelam roturas e rasuras/ a desenhar a trajetória das emoções magnéticas”, como se isso nos permitisse, no contato com os textos-imagens da autora, “a revisão do processo” de experimentação literária que ela levou a cabo durante seis décadas de intensa atividade de reinvenção da leitura – para lembrar o título do seu célebre ensaio de 1975.
A referência ao poema de Butor não apenas orienta, em linhas gerais, os caminhos de uma possível abordagem crítica, bem como demonstra, no horizonte da literatura portuguesa contemporânea, o alcance e a importância de Ana Hatherly, “um(a) poeta com um apurado sentido estético, que explorou de forma magistral a expressão gestual e a dimensão visual da palavra”, segundo a definição sintética de Fernando Aguiar.
Serão aceitos artigos, ensaios e recensões críticas que se debrucem sobre a multifacetada obra da escritora, tradutora, pintora, cineasta, artista visual, performer, professora, investigadora e crítica literária.
Saiba mais sobre CHAMADA Revista do Centro de Estudos Portugueses - V. 45, n. 73 (jul. - dez. 2025) Dossiê: Ana Hatherly múltipla