Modos de ser/modos de criar: percursos da reflexão sobre a arte na trilogia da mão, de Mário Cláudio

Autores

  • Dalva Maria Calvão Verani

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.20.27.27-45

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar um dos aspectos depreendidos da ampla reflexão sobre o fazer estético levada a efeito por Mário Cláudio nos romances de sua Trilogia da mão. Pretendemos evidenciar que, por dentro das recriadas biografias dos três artistas portugueses – Amadeo de Souza- Cardoso, Guilhermina Suggia e Rosa Ramalha –, o autor constrói uma delicada rede de relações entre vivências pessoais e culturais e produção estética, instaurando em seu texto a possibilidade para que se repensem as intransferíveis ligações que, em sua origem, unem o artista à sua obra.

The purpose of this work is to analyse one of the aspects inferred from the wide reflection about the aesthetic making done by Mário Cláudio in his Trilogia da mão novels. Also, is its intent to highlight that, inside of the re-created biographies of the three portuguese artists – Amadeo de Souza-Cardoso, Guilhermina Suggia and Rosa Ramalha –, the author builds a delicate net of relations among personal and cultural life experiences and aesthetic production, and establishes in his text the possibility to rethink the untransferable liaisons that, in their origin, unite the artist to his work.

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Publicado

2000-12-31

Como Citar

Modos de ser/modos de criar: percursos da reflexão sobre a arte na trilogia da mão, de Mário Cláudio. (2000). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 20(27), 27-45. https://doi.org/10.17851/2359-0076.20.27.27-45