Sobre o estatuto da sátira na obra de Jorge de Sena
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.31.45.189-208Resumo
Este artigo visa a uma análise do papel desempenhado pela sátira no conjunto da obra de Jorge de Sena, em especial no livro póstumo Dedicácias, organizado e publicado por Mécia de Sena. A hipótese principal é as de que, através da sátira, Sena cria um elo entre a fatura poética e a atividade crítica. Ao longo do trabalho, são analisados, sob a mesma perspectiva, alguns outros poemas centrais da obra de Sena, tais como “Camões na Ilha de Moçambique” e “Em Creta com o Minotauro”.
This paper aims at analysing the role of the genre satyre inside Jorge de Sena’s works, specially in the posthumous collection of poems named Dedicácias, edited by his wife and editor, Mécia de Sena. The main hypothesis is that, throughout his entire work, Sena uses satyre to create a link between poetry and criticism. Aside poems from Dedicácias, the paper analyses as well some of the axial poems in Sena’s works, such as “Camoes in Mozambique Island” and “In Crete with the Minotaur”.