Música de messa: a propósito da incursão de Ruy Belo no terreno da prosa

Autores

  • Patricia Chanely Silva Ricarte

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.33.50.147-162

Resumo

Proponho, neste artigo, uma reflexão em torno da experiência de Ruy Belo com a forma poética em prosa, tomando como ponto de referência o texto “Canto vesperal”, do livro Transporte no tempo, de 1973. Para tanto, procuro considerar as seguintes questões: a escolha pela prosa como atitude direcionada ao alargamento dos limites da poesia, a partir da discussão pós-moderna em torno da tradição lírica; a insubordinação como imperativo da escrita poética; o poema em prosa como deslocamento da tópica lírica da natureza; e a comunhão, através do ofício poético, entre o poeta e a humanidade.

The main purpose of this paper is to investigate Ruy Belo’s experience with the poetic prose, using as reference the text “Canto vesperal”, published on the book Transporte no tempo (1973). In the study I try to consider the following questions: the choice of prose as an attitude directed at pushing the limits of poetry, taking as main point the postmodern discussion on lyric tradition; the insubordination as imperative of poetic writing; the poem written in prose as moving topical of the lyric of nature; and communion, through the poetic craft, between the poet and humanity.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Ricarte, P. C. S. (2013). Música de messa: a propósito da incursão de Ruy Belo no terreno da prosa. Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 33(50), 147–162. https://doi.org/10.17851/2359-0076.33.50.147-162