Recreio e recriação. Dois nomes para a reescrita de Sá de Miranda e Manuel Bandeira em Carlos de Oliveira

Autores

  • Rui Manuel Afonso Mateus Centro de Literatura Portuguesa (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.37.57.97-113

Palavras-chave:

poesia, modernismo, neo-realismo, reescrita, Carlos de Oliveira

Resumo

A disponibilização ao público do espólio do escritor neo-realista Carlos de Oliveira abre à investigação um terreno vasto de trabalho que viabiliza uma reconfiguração do lugar do autor no quadro da produção poética do século XX e vem, sobretudo, possibilitar a exploração de novas perspetivas de enquadramento e interpretação da sua obra. Exemplo deste universo de possibilidades é um pequeno manuscrito catalogado no espólio que, por mobilizar intertextualmente poemas de Sá de Miranda e de Manuel Bandeira, suscita uma indagação sobre as modalidades de diálogo com a tradição na escrita poética de Carlos de Oliveira e fornece pontos de apoio para uma abordagem nova e desassombrada ao convívio polifónico de vozes literárias de que alguns dos seus livros de poesia constituem um palco privilegiado.

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Biografia do Autor

Rui Manuel Afonso Mateus, Centro de Literatura Portuguesa (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

Literatura Portuguesa

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Mateus, R. M. A. (2017). Recreio e recriação. Dois nomes para a reescrita de Sá de Miranda e Manuel Bandeira em Carlos de Oliveira. Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 37(57), 97–113. https://doi.org/10.17851/2359-0076.37.57.97-113

Edição

Seção

Dossiê Poetas Neo-Realistas