Poema sobre palco: cenas de Mário Cesariny

Autores

  • Maria Silva Prado Lessa Faculdade de Letras - Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.37.58.11-27

Palavras-chave:

literatura portuguesa, Mário Cesariny, surrealismo, cenas de escrita.

Resumo

Na obra poética de Mário Cesariny, há inúmeros poemas identificados como “artes poéticas”. A metalinguagem característica dessas composições sugere uma encenação por meio da qual se replica, para o leitor, o processo de feitura do texto que tem em mãos. Fundam-se, dessa forma, sucessivas “cenas de escrita” que revelam o gesto dramático da criação poética. Esses poemas assumem, assim, um caráter performático próprio do universo teatral, onde “dizer” equivale a “fazer”. Nesse sentido, a poesia de Cesariny se abre ao diálogo com o teatro e demanda uma reflexão acerca da posição do leitor/espectador diante do espetáculo de “reabilitação do real cotidiano” que se põe em cena.

Biografia do Autor

  • Maria Silva Prado Lessa, Faculdade de Letras - Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, área de concentração: Literaturas Portuguesa e Africanas. Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2018-01-23

Como Citar

Poema sobre palco: cenas de Mário Cesariny. (2018). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 37(58), 11-27. https://doi.org/10.17851/2359-0076.37.58.11-27