Considerações sobre a infância em Herberto Helder e Andrei Tarkovski / Remarks About Childhood in Herberto Helder and Andrei Tarkovski
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.38.59.147-164Palavras-chave:
Herberto Helder, Tarkovski, infância, tempo, childhood, time.Resumo
Resumo: Neste texto pretendo ler, na direção de Andrei Tarkovski, e assistir, na poética de Herberto Helder, a infância enquanto categoria virtual e ampla que dialoga com a materialidade das imagens que se articulam no poema/filme. Para tanto, parto da leitura de Gilles Deleuze (1985, 2006) do cinema, tomando os conceitos da imagem-movimento e da imagem-tempo como recursos operacionais tanto do fazer poético como do fazer fílmico e desenvolvo, a partir desta última, uma reflexão sobre as configurações da infância no texto “Estilo” de Os Passos em Volta (1963) e no poema VI de “Elegia Múltipla” (1961), de Helder, bem como no filme A Infância de Ivan (1960), de Tarkovski. A hipótese que coloco aqui, portanto, é que tanto em Tarkovski como em Helder a tópica da infância instauraria esta instância distanciada de totalidade da obra que contém em si o acesso ao sentido, a impropriedade substancial que Nancy (2014) atribui ao poético.
Palavras-chave: Herberto Helder; Tarkovski; Infância; Tempo.
Abstract: In this text, I intend to read, in the direction of Andrei Tarkovski, and to watch, in the poetry of Herberto Helder, childhood as a virtual and broad category that dialogues with the materiality of the images connected in the poem / movie. For this, I start from Gilles Deleuze’s (1985, 2006) reading of cinema, using the concepts of image-movement and image-time as operational of both poetic and cinematographic creation and, through the latter, I develop a reflection on the configurations of childhood in the text “Style” of the The Steps Around (1963) and in the poem VI of “Multiple Elegy” (1961), both of Helder, as well as in Tarkovski’s movie Ivan’s Childhood (1960). The hypothesis I put here, therefore, is that in both Tarkovski and Helder the motif of childhood would establish this instance distanced from the totality of the work that contains in itself the access to meaning, the substantial impropriety that Nancy (2014) attributes to the poetic.
Keywords: Herberto Helder; Tarkovski; Childhood; Time.