A cidade moderna contada por Sophia de Mello Breyner Andresen

Autores

  • Carlos Roberto dos Santos Menezes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.38.60.63-79

Palavras-chave:

Sophia de Mello Breyner Andresen, cidade, O homem, Contos exemplares, injustiça.

Resumo

Resumo: A partir das considerações de Eduardo do Prado Coelho em “Sophia, a lírica e a lógica” (1980); Sofia de Sousa Silva, “Sobre a paisagem em Sophia de Mello Breyner Andresen”; Helena Carvalhão Buescu, Cristalizações: fronteiras da modernidade (2005), entre outros, o presente texto busca compreender como a imagem da cidade contemporânea é representada na escrita de Sophia de Mello Breyner Andresen como forma de intervenção crítica sobre uma realidade hostil, cruel e indiferente. Partindo da leitura do conto “O homem”, extraído do livro Contos exemplares, pretendemos averiguar de que modo a sociabilidade sofre degeneração no espaço urbano e quais são os meios de resgatar a humanidade aparentemente perdida pelas paredes da cidade.


Palavras-chave: Sophia de Mello Breyner Andresen; cidade; O homem; Contos exemplares; injustiça.


Abstract: From the considerations of Eduardo do Prado Coelho in “Sophia, a lírica e a lógica” (1980); Sofia de Sousa Silva, “Sobre a paisagem em Sophia de Mello Breyner Andresen”; Helena Carvalhão Buescu, Cristalizações: fronteiras da modernidade (2005), among others, this text seeks to understand how the image of the contemporary city is represented in the writing of Sophia de Mello Breyner Andresen as a form of critical intervention over a hostile, cruel and indifferent reality. Starting from the reading of the short story “O homem”, extracted from the book Contos exemplares, we intend to find out how sociability suffers degeneration in urban space and what are the means of rescuing the humanity apparently lost by the walls of the city.

Keywords: Sophia de Mello Breyner Andresen; city; O homem; Contos exemplares; injustice.

Biografia do Autor

  • Carlos Roberto dos Santos Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (PPGLV) na Área de Concentração: Literatura Portuguesa na UFRJ com a tese: IRONIA, CETICISMO, MELANCOLIA E RISO: CAMINHOS PARA UM ESTILO ABELAIRIANO. Possui Bacharelado em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013); Licenciatura em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014); Especialização em Literatura Portuguesa Contemporânea pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), com a Monografia: “A dor de existir e a arte de resistir em Augusto Abelaira e Lídia Jorge?, sobre o romance “Bolor”, de Augusto Abelaira e o conto “Marido”, de Lídia Jorge; Mestrado em Literatura Portuguesa (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017), com a dissertação: Entre a leitura e a escritura: a forma romanesca de “Bolor”, de Augusto Abelaira. Atuou como Bolsista Júnior no Real Gabinete Português de Leitura em Parceria com a fundação Calouste Gulbenkian no desenvolvimento do projeto de pesquisa: Diálogos intra-narrativos: a propósito dos romances de Augusto ", em que buscou estabelecer os possíveis diálogos entre as obras ficcionais de Augusto Abelaira. Atua como Professor de Língua Portuguesa para EJA e no curso de Formação de Professores no Colégio CECAMP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ficção Portuguesa Contemporânea, Ironia, Guerra Colonial Africana, Escrita de Si, Memória e História, narrativas e romances da autoria de Augusto Abelaira, Lídia Jorge, José Saramago, Teolinda Gersão, Maria Judite de Carvalho, José Cardoso Pires, Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, entre outros.

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Publicado

2019-04-12

Edição

Seção

Dossiê Sophia de Mello Breyner Andresen

Como Citar

A cidade moderna contada por Sophia de Mello Breyner Andresen. (2019). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 38(60), 63-79. https://doi.org/10.17851/2359-0076.38.60.63-79