A leveza na desordem: uma leitura de As falsas memórias de Manoel Luz, de Marlene Ferraz / The lightness in the clutter: A Reading of As falsas memórias de Manoel Luz, by Marlene Ferraz
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.39.61.47-69Palavras-chave:
leveza, autoria feminina, ficção portuguesa contemporânea, Marlene Ferraz, lightness, feminine authorship, contemporary Portuguese fiction.Resumo
Resumo: O presente ensaio tem como objetivo tecer algumas reflexões em torno do romance As falsas memórias de Manoel Luz (2017), da escritora portuguesa Marlene Ferraz (1979-), a partir do conceito de “leveza”, proposto por Ítalo Calvino (1990), bem como a sua presença no contexto da ficção portuguesa atual de autoria feminina, lida por João Barrento (2016), sob o signo de uma “nova desordem narrativa”. Pretende-se, aqui, pensar a produção das escritoras portuguesas de agora sob a junção dessas duas vertentes como uma forma de consolidar novos caminhos de criação.
Palavras-chave: leveza; autoria feminina; ficção portuguesa contemporânea; Marlene Ferraz.
Abstract: The present essay aims to make some reflections about the novel As falsas memórias de Manoel Luz (2017), by the Portuguese writer Marlene Ferraz (1979-), from the concept of “lightness”, proposed by Ítalo Calvino (1990), as well as its presence in the context of Portuguese current fiction of feminine authorship, read by João Barrento (2016), under the sign of a “new narrative disorder”. We purpose to think the production of the Portuguese women writers of now under the junction of these two slopes as a way of consolidating new ways of creation.
Keywords: lightness; feminine authorship; contemporary Portuguese fiction; Marlene Ferraz.