Visita ou Memórias e Confissões: o filme-testamento de Manoel de Oliveira / Visit or Memories and Confessions: Manoel de Oliveira’s film-testament

Autores

  • Fernanda Barini Camargo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara, São Paulo / Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.40.64.95-110

Palavras-chave:

cultura portuguesa, cinema português, posteridade, Manoel de Oliveira, Portuguese culture, Portuguese cinema, posterity, Manoel de Oliveira.

Resumo

Resumo: Entendendo a representação do espaço doméstico como o abrigo da identidade do sujeito na obra de Manoel de Oliveira, este artigo pretende analisar o filme Visita ou memórias e confissões (1982) sob duas perspectivas: abordar brevemente a escolha programática de sua exibição post mortem e refletir sobre o espaço da casa enquanto domínio íntimo, o qual revela o homem e o artista. Ambos os aspectos são cruciais para que consideremos esse longa-metragem um filme-testamento. Apontamos ainda semelhanças entre esse filme e outros dois, os quais também mostram casas de vivência do cineasta português: O velho do Restelo (2014) e Porto da minha infância (2001).

Palavras-chave: cultura portuguesa; cinema português; posteridade; Manoel de Oliveira.

Abstract: Understanding the domestic space representation as the shelter of the self’s identity in Manoel de Oliveira’s oeuvre, this article aims to analyse the film Visit or memories and confessions (1982) under two perspectives: shortly approaching the programmatic choice of its post mortem exhibition, and reflecting on the housing space as an intimate domain that reveals the man and the artist. Both aspects are crucial to consider this feature film a film-testament. We still point out similarities among this film and other two ones, which also show the Portuguese film director’s living houses: The old man of Belem (2014) and Porto of my childhood (2001).

Keywords: Portuguese culture; Portuguese cinema; posterity; Manoel de Oliveira.

Biografia do Autor

  • Fernanda Barini Camargo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara, São Paulo / Brasil
    É Doutoranda e Bolsista CAPES do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus de Araraquara; Mestre em Literatura (2017), Bacharel e Licenciada em Letras pela mesma universidade (2009) e membro do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC). Desenvolve projeto de pesquisa intitulado "Espaço romanesco e espaço cinematográfico: a arquitetura e as identidades do lugar em Vale Abraão", para o desenvolvimento de sua tese de Doutorado. Estuda as obras do cineasta português Manoel de Oliveira e da escritora Agustina Bessa-Luís e as relações que as criações desses artistas estabelecem com outras artes. Orientanda da Profa. Dra. Renata Soares Junqueira, hoje desenvolve pesquisa em Lisboa na Universidade Aberta (UAb), sob orientação da Profa. Dra. Maria do Rosário Lupi Bello. Esse estágio de pesquisa é financiado pelo programa CAPES PrInt UNESP.

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Publicado

2021-02-03

Edição

Seção

Dossiê Literatura, Posteridade e Arquivo no Contexto Luso-Brasileiro

Como Citar

Visita ou Memórias e Confissões: o filme-testamento de Manoel de Oliveira / Visit or Memories and Confessions: Manoel de Oliveira’s film-testament. (2021). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 40(64), 95-110. https://doi.org/10.17851/2359-0076.40.64.95-110