Construções em movimento – Olhar, ver, sonhar. Sonhar e ver

Autores

  • Elisangela da Rocha Steinmetz Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.41.66.103-120

Palavras-chave:

olhar, sonhar, Teolinda Gersão, Ana María Shua, literatura

Resumo

O presente artigo visa abordar o modo como os contos da obra Histórias de ver e andar, de Teolinda Gersão, e os contos de La sueñera, de Ana María Shua, manifestam, especialmente, através do tema do olhar a percepção de distintos aspectos, que podem (ou não) conduzir a determinado movimento. Para tal são referências, entre outros, Cortazar e Merleau-Ponty. Dessa forma, observam-se e questionam-se alguns limites da percepção entre o real, o onírico e o ficcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORTÁZAR, Julio. “Algunos aspectos del cuento”. Cuadernos Hispanoamericanos, 25, p. 403-416, mar. 1971.

GERSÃO, Teolinda. Histórias de ver e andar. Portugal: Sextante editora, 2015.

MARRECO, Maria Inês de Moraes. “Teolinda Gersão: uma contista portuguesa com certeza”. Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 47, n. 4, p. 430-436, 2012.

MERLEAU-PONTY. O olho e o espírito. Trad. Luís Manuel Bernardo. Lisboa: Nova Vega, 2015.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia. Trad. Antonio Carlos Braga. São Paulo: Escala, 2011.

RITA, Annabela. Teolinda Gersão: encenações 80 anos de vida, 40 anos de escrita literária. Prefácio de Miguel Real. Lisboa: Edições Esgotadas, 2020.

SHUA, Ana María. La sueñera. In: Cazadores de letras minificción reunida. Espanha: Editorial Páginas de Espuma, 2009. p. 7-260.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

Steinmetz, E. da R. (2024). Construções em movimento – Olhar, ver, sonhar. Sonhar e ver. Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 41(66), 103–120. https://doi.org/10.17851/2359-0076.41.66.103-120

Edição

Seção

Dossiê Teolinda Gersão: 40 anos de vida literária