Retratos de Antonio Conselheiro na Xilogravura e no Cordel

Autores

  • Laura Muriel Costa Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.43.69.172-180

Palavras-chave:

cordel, xilogravura, retratos, Antonio Conselheiro

Resumo

Antonio Conselheiro, líder político e religioso da comunidade de Belo Monte, palco da Guerra de Canudos entre 1896 e 1897, é figura notória. Figurando não só no imaginário popular como em diversas produções artísticas, Conselheiro foi retratado de inúmeras maneiras nos mais diversos gêneros textuais. Este trabalho aborda retratos de Conselheiro traçados em textos verbais e não verbais, valendo-se dos conceitos de análise semiótica de figurativização e tematização. Foram realizadas análises de trechos de dois folhetos da literatura de cordel, “Guerra de Canudos”, de Raimundo Santa Helena; e “Antonio Conselheiro, o Santo Guerreiro de Canudos”, de Rodolfo Coelho Cavalcante e as xilogravuras das capas dos mesmos folhetos. Em todos os textos abordados, verbais e não-verbais, ficou nítida uma preponderância do tema da religiosidade ao retratar Conselheiro, por mais que existam divergências na imagem que é traçada da comunidade de Canudos entre os dois folhetos.

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Referências

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

Costa, L. M. (2024). Retratos de Antonio Conselheiro na Xilogravura e no Cordel. Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 43(69), 172–180. https://doi.org/10.17851/2359-0076.43.69.172-180

Edição

Seção

Dossiê: Retratos Poéticos I