PERSPECTIVAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

PONTOS DE PARTIDA E DE CHEGADA

Autores

  • Maria Fátima Barbosa Abdalla Univ. Católica Santos

Palavras-chave:

formação continuada

Resumo

Trata-se de uma resenha avaliativa que tem como objetivo discutir o texto “A Formação Continuada dos Professores do Ensino Superior: formação e prática pedagógica”. Parte-se do pressuposto de que debater a formação continuada não é uma tarefa fácil, e que será preciso rever concepções, desafios e possibilidades para que sejam analisadas experiências pedagógicas no âmbito da formação continuada. Diante disso e a partir do parecer elaborado, de um debate com os autores do texto e sob uma perspectiva hermenêutica, realizou-se uma nova análise, buscando revisitar o texto e o contexto. Foi possível assumir uma dinâmica dialógica com os autores, a partir dos resultados da pesquisa e da análise das categorias: o lugar dos facilitadores e a experiência pedagógica da formação. Considera-se que o texto contribui para uma formação continuada na medida em que indica perspectivas para a formação profissional, situando o lugar dos facilitadores, e ao partilhar a experiência pedagógica desenvolvida no curso de formação da UNIVESP.

Biografia do Autor

  • Maria Fátima Barbosa Abdalla, Univ. Católica Santos
    Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1975), graduação em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), graduação em Pedagogia - Faculdades Nove de Julho (1985). Possui curso de Especialização em Comunicação e Negócios/Educação Continuada pela New York University (1975), Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). É pós-doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC/SP(2007-2008). Atualmente é assessora das Faculdades Integradas Campos Salles e professora no Mestrado em Educação da Universidade Católica de Santos. É coordenadora regional sudeste da Associação Nacional pela Formação de Profissionais em Educação/ANFOPE e coordenadora do Fórum Estadual Paulista sobre Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. É avaliadora do SINAES. Participa como pesquisadora da Rede Estrado sobre Trabalho Docente e do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-Ed), do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Membro do GT de Didática/Anped e membro do Latin American Studies Association/LASA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação inicial e continuada, trabalho docente, profissão docente, práticas educacionais, políticas públicas de ensino e de formação de professores e avaliação institucional.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Edição

Seção

Resenha Avaliativa

Como Citar

PERSPECTIVAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR : PONTOS DE PARTIDA E DE CHEGADA. (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/53458

Artigos Semelhantes

31-40 de 80

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.