Sobre a Revista
Educação em Revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Tem como objetivo contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores (as) de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. A revista publica em português, ou inglês, ou espanhol, manuscritos originais de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, que contribuam efetivamente para o debate acadêmico sobre as várias dimensões da educação.
Histórico
Educação em Revista - UFMG foi criada em 1985 com a edição de dois números anuais. Em 2009, a sua periodicidade passou a ser trimestral, buscando dar vazão mais rapidamente à demanda apresentada. Em 2011, foi implantado o sistema ahead of print, pelo qual os artigos aprovados são previamente divulgados, antes da publicação definitiva em periódico. Educação em Revista foi o primeiro periódico brasileiro da área educacional a implantar este tipo de publicação. Em 2012, a revista alterou novamente a periodicidade, passando a adotar a publicação quadrimestral.
Em 2016, a revista optou pelo formato exclusivamente eletrônico e, a partir de 2017, pela publicação em fluxo contínuo, que possibilita maior agilidade e maior transparência na tramitação dos manuscritos. Com essa medida foi possível aumentar em 25% os trabalhos publicados anualmente. Por este histórico, constata-se que o periódico Educação em Revista passou a ser um veículo reconhecido pela comunidade acadêmica nacional e internacional e procurado pelos (as) pesquisadores (as) para publicação de seus manuscritos.
Em 2021, em consonância com a Ciência Aberta, a Educação em Revista passou a adotar política editorial envolvendo: a aceitação de preprints, disponibilização de materiais suplementares da pesquisa e abertura do processo de peer review. Torna-se relevante destacar que a experiência com avaliação por pares aberta teve início em 2023. A contribuição dos editores de seção é devidamente creditada no artigo publicado que passou por avaliação aberta. Os (as) avaliadores (as) recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons. Com essas práticas, a Educação em Revista busca promover maior transparência nos processos de produção do conhecimento, bem como proporcionar o compartilhamento e reutilização dos dados e demais conteúdos das pesquisas.
A Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com esses princípios, a Educação em Revista passou a adotar uma série de práticas, como a política de acesso aberto, o código de boas práticas e o uso das redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Para artigos com múltipla autoria é requerida a indicação do papel de cada um dos autores. Além disso, incentiva-se o compartilhamento dos dados de análise, instrumentos, roteiros e materiais disponibilizados em repositórios on-line, como: SciELO, Zenodo, Figshare e OSF e o link deve ser divulgado no trabalho. Os (as) autores (as) devem optar por formatos de arquivos a partir dos quais os dados possam ser extraídos, objetivando maximizar a acessibilidade e a reutilização do conjunto de dados. Caso não possam ser publicados, essa informação deve ser indicada no manuscrito.
Educação em Revista está classificada no Qualis-Capes como A1, desde 2013, nas áreas de Educação, Linguística e Artes e Filosofia/Teologia. É um dos periódicos classificados como “específicos da área educacional” em avaliação promovida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, em 2006, quando recebeu a menção “Nacional A”. No Qualis Capes 2017-2020 a Educação em Revista permaneceu com A1.
A revista encontra-se hoje organizada em seis seções:
- Artigos:Reúne manuscritos inéditos que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área.
- Resenhas:Reúne manuscritos que apresentem leitura crítica de obras relevantes para a área educacional que tenham sido publicadas nos últimos 2 anos.
- Resenhas Avaliativas: Reúne resenhas avaliativas originadas de processo de avaliação por pares aberta de manuscritos.
- Palavra aberta:Reúne artigos de opinião sobre temas atuais de repercussão na área educacional.
- Entrevistas:Reúne entrevistas inéditas que apresentem contribuições relevantes para o campo educacional.
- Dossiê:Reúne conjunto de artigos que abordam uma temática específica, concebido a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos(as) editores(as).