RECONSTRUÇÃO DIGITAL
A PRESERVAÇÃO EM MEIO DIGITAL DA HERANÇA CULTURAL
Palavras-chave:
Reconstrução digital, Herança cultural, Autenticidade, ParadadosResumo
A evolução da tecnologia digital e episódios recentes de destruição do patrimônio mundial, estão sendo determinantes para a produção de modelos de reconstrução digital. Os órgãos oficiais de proteção, encorajam a reconstrução como uma forma de reafirmação política e resiliência. Menos polêmicos, estes modelos digitais representam os objetos, restaurando-os visualmente, podendo adquirir diferentes aspectos, como o de obra artística, cuja função é predominantemente estética ou de entretenimento, mas principalmente como um documento histórico, caracterizado pelo seu valor e rigor científico. Em uma reconstrução digital a autenticidade é respaldada em pesquisas científicas, contudo nisto também reside um problema fundamental: a das muitas interpretações dos dados históricos, influenciados pela própria noção de valor histórico. Assim, como deveriam ser tratadas as reconstruções digitais uma vez que se pretende delas a condição de documento histórico e de modelo de informação histórica? Este artigo propõe refletir sobre a tese de que estas reconstruções digitais não devem ser vistas como mera recuperação visual, mas também como preservação (em meio digital) da herança cultural e isto implica na construção de modelos capazes de representar e transmitir valores materiais e imateriais, apresentando diferentes versões da história, sem obliterar seu par real e seus significados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.