JOGOS PATRIMONIAIS E O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
MODELAGEM DIGITAL DO SÍTIO HISTÓRICO DA PRAINHA NO MINECRAFT COMO INSTRUMENTO PARA CONSERVAÇÃO E GESTÃO INFANTO-JUVENIL DO PATRIMÔNIO TERRITORIAL
Palavras-chave:
Jogos patrimoniais, Planejamento participativo, Minecraft, Patrimônio territorial, Gestão infanto-juvenilResumo
A conscientização e integração de uma comunidade com seu patrimônio territorial é fundamental para sua preservação; em relação a crianças e jovens, a educação patrimonial funciona como caminho ao desenvolvimento de uma consciência de lugar. Com efeito, há limitações nos processos de gestão territorial para obter engajamento popular através de métodos tradicionais de representação gráfica. Nesse contexto, os jogos digitais com vínculo espacial vêm sendo explorados por ampliar o engajamento cidadão, principalmente entre nativos digitais, rumo a uma participação pública lúdica. A partir desse cenário, destaca-se o Minecraft, jogo no qual um território virtual é representado por blocos. O artigo objetiva apresentar estudos de caso de jogos patrimoniais e sua tríplice potencialidade: documentação, inclusão social, projeto e política; e roteiro metodológico de modelagem do Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha, Espírito Santo, no Minecraft. Recorre-se à abordagem territorialista italiana quanto à metodologia de elaboração de diretrizes projetuais como conservação, valorização, requalificação e transformação do patrimônio territorial. Os modelos elaborados utilizam dados geoespaciais para representar a paisagem como dimensão perceptiva do território. Conclui-se que há avanço na modelagem territorial no Minecraft com geodados, e na possibilidade de hierarquização de valores patrimoniais pela comunidade local, confirmando a potencialidade dos jogos patrimoniais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.