NARRATIVAS E SISTEMAS TERRITORIAIS DESDE A PERSPECTIVA DA PAISAGEM CULTURAL
Palavras-chave:
Sistemas territóriais, Patrimônio Cultural, Paisagem CulturalResumo
Os Sistemas Territoriais são agrupamentos homogêneos, geralmente descontínuos, de base ecológica, cultural, funcional, natural, simbólica ou mesmo visual, e que servem para coordenar elementos, ou conjuntos de elementos, alinhando sua identificação e seu ordenamento. Eles estão caracterizados pela sua unidade, seus inter-relacionamentos ou suas interdependências. Os STs são utilizados para o inventário, reconhecimento, ordenação e proteção de valores, atributos e elementos, ou conjuntos de componentes, e para a elaboração de propostas de ações coordenadas por meio de narrativas comuns. Existem basicamente dois tipos, naturais e culturais. Os naturais são compostos por elementos de interesse ambiental, ecológico ou natural. Os culturais por equipamentos, infraestruturas, paisagens singulares, complexos residenciais, produtivos ou comerciais. Os sistemas territoriais estão orientados para a gestão e valorização dos diferentes territórios culturais ou naturais, e das suas diferentes paisagens associadas, criando relações entre as suas escalas, bens componentes, grupos e lugares, ou entre os processos que os relacionam e definem. São concebidos como instrumentos orientados para um planejamento mais sustentável, a partir da ideia de narrativas, compartilhando funções, características ou processos que os identificam e os caracterizam como uma unidade. Dependendo das escalas, podem estar acima ou abaixo e incluem elementos federais, regionais, municipais e locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.