A MUNICIPALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM MINAS GERAIS
UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO DE MANHUMIRIM
Schlagworte:
Patrimônio cultural, gestão, políticas públicas, legislação, ManhumirimAbstract
O presente trabalho resulta da pesquisa que estuda a forma como o município de Manhumirim – MG gere seu patrimônio cultural através da sua legislação e do envio para o governo estadual de documentação referente à Lei Estadual 12040/1996, conhecida como Lei Robin Hood. Para realização do trabalho, primeiramente estudou-se conceitos relacionados à patrimônio cultural, principalmente suas interfaces com o planejamento urbano, além de revisão bibliográfica sobre a temática das cidades históricas, estabelecendo uma visão contemporânea sobre o tema. Após isso, entrou-se na forma como se deu o processo de criação dos principais órgãos relacionados ao patrimônio em Minas Gerais, para traçar uma linha do tempo da forma como a gestão do patrimônio foi se municipalizando. Posteriormente, estudou-se o município de Manhumirim e sua legislação para averiguação do modo que o mesmo gere seu acervo. Com isso, percebeu-se que as cidades históricas não-reconhecidas pelo IPHAN ou IEPHA possuem dificuldades para gerir seu patrimônio cultural, principalmente devido às questões políticas e falta de corpo técnico capacitado, o que se confirma em Manhumirim.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2019 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.