USO DA FABRICAÇÃO DIGITAL NOS PROCESSOS DE RESTAURAÇÃO
O RETÁBULO DO ALTAR DA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE RUSSAS-CE
Palabras clave:
fabricação digital, fotogrametria, restauração, patrimônio material, documentação patrimonialResumen
A documentação cumpre um papel fundamental como mitigadora dos riscos advindos da degradação do patrimônio cultural edificado. No caso de estilos arquitetônicos ornamentados, a complexidade geométrica dos elementos decorativos torna essa tarefa difícil uma vez que representações tradicionais são pouco eficazes em processos de recomposição. Apresentaremos uma estratégia possível para o enfrentamento de tal questão a partir do uso de tecnologias digitais de registro e fabricação. Partindo de uma breve introdução teórica, estrutura-se um processo de documentação que visa codificar as informações geométricas presentes nos ornamentos em modelos digitais tridimensionais de alta fidelidade, em um formato que pode ser utilizado em fabricação digital. Como estudo de caso, descreve-se o processo de restauro do retábulo do altar-mor da Igreja Matriz de Russas – CE. A estrutura original, uma talha em madeira, apresentava uma perda de suporte significativa por ataques de xilófagos. O restauro utilizou técnicas de fotogrametria para a obtenção de modelos digitais das partes danificadas e de elementos idênticos ainda intactos, sendo possível a produção de “próteses digitais” que, depois de fabricadas por processo de usinagem em madeira, puderam ser enxertadas nas peças originais para restituir-lhes a integridade. Ao fim, discute-se as implicações do uso de tais técnicas quanto à aplicabilidade em situações semelhantes ou sua utilidade em ações preventivas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.