Políticas

  • Foco e Escopo

Geografias define o seu perfil editorial com base nas linhas de pesquisa vigentes no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, incluindo as que fornecem sustentação ao seu Programa de Pós-graduação.Temáticas correlatas, originárias da ciência geográfica, também, são de interesse do periódico. Finalmente, outras temáticas, originárias do contato da ciência geográfica com os demais campos do saber são, também, de interesse de Geografias.

  • Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos à apreciação da Comissão Editorial da Geografias são enviados sem identificação a dois pareceristas que fazem avaliação criteriosa da qualidade dele (sistema de avaliação duplo-cego).

Em caso de divergência de opiniões entre os dois pareceristas, o manuscrito será enviado a um terceiro parecerista. Os manuscritos que forem recomendados para publicação com revisão de conteúdo serão enviados novamente a dois pareceristas, de preferência, os mesmos do processo inicial. Cabe à Comissão Editorial da Geografias  a aprovação final para publicação. Cabe também a essa Comissão o direito de fazer pequenas modificações no texto final, tabelas e figuras, para atender aos critérios editoriais da revista, que seguem as normas da ABNT.

Os autores comprometem-se a não enviar o artigo em avaliação a outras revistas por pelo menos três meses após o aceite da submissão. A desistência da submissão após este prazo deve ser registrada com notificação ao editor da revista.

  • Periocidade

A revista Geografias é de publicação semestral. Cabe, contudo, à Comissão Editorial a proposição de números especiais.

  • Política de acesso livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.