Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os manuscritos submetidos à Geografias estão digitados em formato Word.
  • O manuscrito não inclui identificação dos autores em parte alguma do documento, mesmo nas propriedades do documento, fontes de dados, tabelas, mapas ou como referências bibliográficas facilmente identificáveis.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 entre linhas; usa uma fonte Time News Roman tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA AUTORES

Os pesquisadores interessados em publicar na revista Geografias devem elaborar artigos, notas ou resenhas conforme as orientações que se seguem, obrigatórias para dar início ao processo de avaliação deles.

Os manuscritos enviados a esta revista deverão ser inéditos e redigidos em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa, devem respeitar a norma culta da língua portuguesa e a grafia deles deve ser revisada antes da submissão.

Para garantir a avaliação cega, os dados do autor não serão encaminhados aos avaliadores, entretanto, é de responsabilidade do autor certificar-se de que não haja, em nenhum lugar do texto ou nas propriedades do arquivo, dados que possam identificá-los.

Os artigos devem ter, no máximo, vinte páginas (incluindo tabelas, gráficos, ilustrações e referências bibliográficas) e obedecer ao formato A4 (210 x 297 mm); as resenhas, no máximo, seis páginas e observar o formato A4 (210 x 297 mm).

Os manuscritos devem ser submetidos à apreciação da Comissão Editorial da Geografias pelo sistema de submissões constante no site da revista (https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/login), na área de submissões > fazer nova submissão. A Comissão Editorial poderá aceitar, recusar ou, ainda, reapresentar os manuscritos ao(s) autor(es) com sugestões de alterações na estrutura ou no conteúdo deles.

Os manuscritos submetidos a Geografias devem ser digitados em Word (.doc ou doc.x) para Windows em fonte Times New Roman, tamanho 12 - recomenda-se o uso de itálico para termos estrangeiros. Espaço entre linhas de 1,5 e espaço duplo entre as seções do texto, assim como entre o texto e as citações longas, entre o texto e as tabelas, entre o texto e as ilustrações etc. Margens superior e inferior de 3 cm, e margens esquerda e direita de 2,5 cm. Observar o recuo de 2 cm para a primeira linha de cada parágrafo.

Os Subtítulos de seções devem vir sem recuo, sem numeração, negritados e apenas com a primeira letra em maiúscula.

As citações textuais curtas, com 3 linhas ou menos, devem vir no corpo do texto, entre aspas. As citações textuais longas, com mais de 3 linhas, devem ser digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples entre linhas, com recuo de 4 cm. Devem elas constituir um parágrafo próprio, separadas do texto por espaço duplo, sem o uso de aspas.

As notas de referência, que indicam fontes consultadas ou remetem a obra onde o assunto foi tratado, as notas de rodapé - indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, e notas explicativas - comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto -, devem aparecer no rodapé, com fonte Times New Roman, tamanho 10 e numeradas em algarismos arábicos.

As referências bibliográficas devem conter somente as obras citadas, em ordem alfabética, sem numeração, espaço simples entre as linhas e separação automática entre os parágrafos. Deve ser usado o tipo itálico para denotar o título de livros e o de periódicos.

Informações mais detalhadas sobre a formatação do texto, do título do artigo e das seções, das tabelas e das  ilustrações, das citações e das referências bibliográficas encontram neste modelo:  Template do Artigo, que devem ser rigorosamente observada pelos autores.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

  • Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. 

  • Declaração de Direito Autoral

Os artigos publicados são originais e os direitos de reprodução são da Revista Geografias. Qualquer reprodução em outro meio de parte ou todo desses deve ser solicitada por escrito à Comissão Editorial.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.