Geopolítica do G-14

disputas pelo mercado asiático de futebol

Autores

  • José Eliomar Filho

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X..13228

Palavras-chave:

Futebol, Comércio, Poder, Estratégia

Resumo

Com a nova tendência da geopolítica no atual período de globalização, que não mais atende apenas a política das nações mas também os interesses de grandes grupos econômicos, passa a ocorrer a disputa entre clubes europeus (Manchester United e Real Madrid), representados pelo G-14, e a Seleção Brasileira de Futebol pelo domínio do mercado asiático do referido esporte. Este artigo explana essa disputa e também a aliança de empresas transnacionais com grupos esportivos, visando à expansão de suas marcas pelo mundo, e as estratégias praticadas pela associação dos principais clubes europeus com o objetivo de impedir a entrada de grupos concorrentes em sua área de domínio, no caso, o território asiático.

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Biografia do Autor

José Eliomar Filho,

José Eliomar Filho é Graduado em Geografia pela Universidade Católica do Salvador, BA.

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Publicado

2007-12-01

Como Citar

Eliomar Filho, J. (2007). Geopolítica do G-14: disputas pelo mercado asiático de futebol. Revista Geografias, 3(2), 17–23. https://doi.org/10.35699/2237-549X.13228

Edição

Seção

Artigos