Cidades (pós)industriais na Alemanha (pós)unificada: encolhimento e suburbanização

Autores

  • Claudia Tomadoni Bauhaus Universität Weimar, Alemanha
  • César Henriques Matos e Silva Bauhaus Universität Weimar, Alemanha

Palavras-chave:

Glocalização, Cidades pós-industriais, Encolhimento urbano, Suburbanização

Resumo

Os processos contemporâneos de transformação que ocorrem em cada território inserem-se em um conjunto de tendências globais que servem de contexto à diversidade de respostas locais e assinalam um desenvolvimento desigual, combinado e contraditório das relações socioeconômicas capitalistas. A “glocalização” revela-se nas cidades (pós)industriais através de processos urbanos diversos, como os processos simultâneos e contraditórios de cidades que se encolhem e ao mesmo tempo se expandem por suburbanização, característicos das cidades do leste da Alemanha (pós)unificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Tomadoni, Bauhaus Universität Weimar, Alemanha

Claudia Tomadoni é Mestre em Gestão Ambiental de Desenvolvimento Urbano pela Universidad Nacional de Córdoba; Doutora em Geografia pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina; Membro do Programa Alßan da União Européia para Pós-doutorado em Urbanismo pelo IfEU, Bauhaus Universität Weimar, Alemanha.

César Henriques Matos e Silva, Bauhaus Universität Weimar, Alemanha

César Henriques Matos e Silva é arquiteto pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Urbanismo pela Universität Kassel, Alemanha; Doutorando em Urbanismo pela UFBA (bolsista CNPq); Doutorando-estagiário em Planejamento Regional pela Bauhaus Universität Weimar, Alemanha (bolsista CAPES).

Downloads

Publicado

2007-12-01

Como Citar

Tomadoni, C., & Silva, C. H. M. e. (2007). Cidades (pós)industriais na Alemanha (pós)unificada: encolhimento e suburbanização. Revista Geografias, 54-71. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/13232

Edição

Seção

Artigos