Política nacional de pesquisa em desenvolvimento urbano e regional ancorada no futuro soberano do Brasil

Autores

  • Edmilson Brito Rodrigues Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Palavras-chave:

Pesquisa, Desenvolvimento, Espaço urbano/regional

Resumo

O presente artigo reflete sobre a necessidade e o caráter de uma política de pesquisa em desenvolvimento urbano e regional brasileira. Considerando-se que foi no presente período histórico que o mundo se tornou urbano, tal política tornou-se condição fundamental para a recuperação do controle sobre nossa história, nosso território, nosso futuro. Procura-se mostrar os riscos contidos no processo que tem transformado o conhecimento técnico-científico – e as instituições que o produzem – de bens sociais em bens mercadológicos. São apresentadas algumas idéias sobre o modo de gestão, os necessários mecanismos de controle democrático por parte da sociedade e a sustentação financeira para essa política, afirmando-se a necessidade de que ela tenha um caráter plural, democrático e indissociável do compromisso com a construção de um projeto nacional e soberano para o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmilson Brito Rodrigues, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Edmilson Brito Rodrigues é Professor Assistente da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA; Arquiteto; Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA; Doutorando em Ciências/Geografia Humana pela USP.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

Rodrigues, E. B. (2008). Política nacional de pesquisa em desenvolvimento urbano e regional ancorada no futuro soberano do Brasil. Revista Geografias, 81–89. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/13243

Edição

Seção

Artigos