Avaliação da gestão das UC do Sistema Estadual de Áreas Protegidas de Minas Gerais

  • José Luiz Pereira Rezende Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Rafael Guimarães Alves
  • Luís Antônio Coimbra Borges Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Marco Aurélio Leite Fontes Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Luis Wagner Rodrigues Alves Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Palavras-chave: Instituto Estadual de Florestas, Infra-estrutura das UC, Áreas silvestres, Manejo de Unidades de Conservação, Gestão de UC

Resumo

As Unidades de Conservação (UC) são espaços territoriais especialmente protegidos para a conservação dos recursos naturais. O estado de Minas Gerais abriga diversas UC federais, estaduais e municipais. Objetiva-se neste trabalho levantar, caracterizar e analisar como vem sendo implantado o Sistema Estadual de Unidades de Conservação em Minas Gerais. Especificamente, os objetivos foram: levantar as UC estaduais e sua distribuição por bioma e regionais do IEF, sua infra-estrutura básica, regularização fundiária, recursos humanos, existência de planos de manejo, conselhos consultivos, relação com a comunidade do entorno, existência de fluxo turístico, atividade de pesquisa e caracterizar os parceiros e voluntários que atuam na gestão das mesmas. A metodologia utilizada foi a de entrevistas semi-estruturadas e questionários sobre as UC aplicados a todos os gerentes, avaliando a situação espacial, fundiária, humana, estrutural entre outras. Os principais resultados encontrados foram: existem 74 UC estaduais que ocupam áreas significativas e representativas de todos os biomas presentes no estado; inexistem planos de manejo na maioria das UC; há carência de recursos humanos na gestão das UC, principalmente de gerentes; há sobreposição de funções, quantidade insuficiente de funcionários com capacitação para funções específicas; as UC com maior representatividade de área são as “Áreas de Proteção Ambiental” (APA) que enfrentam maiores carências em recursos humanos, materiais e financeiros, além da dificuldade de gerir o território em conjunto com os proprietários; as UC de proteção integral são as que possuem maiores problemas de regularização fundiária.

Biografia do Autor

José Luiz Pereira Rezende, Universidade Federal de Lavras (UFLA)
José Luiz Pereira Rezende é Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais (UFLA). Setor de Manejo Florestal.
Rafael Guimarães Alves,
Rafael Guimarães Alves é Perito Criminal Federal.
Luís Antônio Coimbra Borges, Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Luís Antônio Coimbra Borges é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Florestais (UFLA). Setor de Conservação da Natureza.
Marco Aurélio Leite Fontes, Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Marco Aurélio Leite Fontes é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Florestais (UFLA). Setor de Conservação da Natureza.
Luis Wagner Rodrigues Alves, Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Luis Wagner Rodrigues Alves é Engenheiro Agrônomo. Doutor Pesquisador da Embrapa Amazônia oriental.
Publicado
2010-07-01
Seção
Artigos