Rides – por que criá-las?
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X..13298Palavras-chave:
Gestão Metropolitana, Gestão das RIDES, Região Integrada de Desenvolvimento, RIDE Distrito Federal e Entorno, RIDE do Pólo Petrolina-Juazeiro, Gestão associada e o papel da União, Coordenação federativaResumo
O texto discute a eficácia do modelo de gestão adotado para as Regiões Integradas de Desenvolvimento - RIDES, criadas por lei complementar: RIDE Distrito Federal e Entorno e RIDE do Pólo Petrolina - Juazeiro. Essas regiões são formadas por municípios pertencentes a mais de um estado, foram criadas por representarem áreas prioritárias para articulação das ações da União em um mesmo complexo social e geoeconômico, conforme o Art. 43 da Constituição Federal. O estudo evidencia que o desenho institucional e o modelo de gestão não têm sido eficazes para promover o desenvolvimento e reduzir as desigualdades, e nesse sentido aponta novos caminhos para a gestão associada e para repensar o papel desempenhado pela União na coordenação federativa desses espaços.Downloads
Referências
ARAÚJO, T. B. de. Nordeste, nordestes: que nordeste? Versão revisada. In: Araújo, Tânia Bacelar de. Ensaios sobre o desenvolvimento brasileiro - Heranças e Urgências. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ-FASE, 2000.
AZEVEDO, H. L. Tendências da gestão intermunicipal em aglomerações urbanas metropolitanas. Tese de Doutorado em Estruturas Urbanas Ambientais. São Paulo: FAU/USP, 2002.
_________________. Gestão Metropolitana: um enfrentamento possível? In: Revista de Administração Municipal - Municípios. Rio de Janeiro: IBAM. Ano 49, n 244, nov/dez 2003.
_________________. Ação efetiva pode diminuir desigualdade na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE. In: CODEPLAN. Brasília: Revista Indicadores Conjunturais, nov. 2007. www.codeplan.df.gov. br/publicacoes.
CODEPLAN . Relatório do Seminário Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável do Distrito Federal e seu Entorno, Brasília – DF. (mimeo e www.codeplan.df.gov. br/publicações), 2009.
GARSON, S. Regiões Metropolitanas: por que não cooperam? Rio de Janeiro: Letra Capital, Observatório das Metrópoles, Belo Horizonte, PUC, 2009.
IBRASE. Instituto Brasiliense de Estudos da Economia Regional. MIRAGAYA, J. (consultor). Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável de Brasília e seu Entorno (Entorno Empreendedor). Brasília: SEBRAE DF / GO / MG /BA, 2008.
ORTEGA, A. C, SOBEL, T. F. Estratégias de Desenvolvimento Territorial: o caso do Pólo PetrolinaJuazeiro. In: Anais do XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Londrina: BrasiliaLondrina, Sober, v. 1. pp. 1-20, 2007.
SEPLAN/ CODEPLAN. Brasília e sua Região polarizada – Perfil Socioeconômico e demográfico da população – relações entre o Distrito Federal e Entorno. Brasília: CODEPLAN, 2003.
SANTOS, M. & SILVEIRA, M. L.. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. São. Paulo: Editora Record, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Heloisa Pereira Lima Azevedo, Adriana Melo Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0