Análise espacial do sistema de tráfego no Campus Pampulha da UFMG
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X..13324Palavras-chave:
Sistemas de Tráfego, UFMG, Geo-redes, Análises EspaciaisResumo
Este artigo aborda a aplicação de métodos de análise espacial como subsídio à avaliação do sistema de tráfego no Campus Pampulha da UFMG. Para o desenvolvimento da metodologia foi montada uma base de dados georreferenciados composta por imagens e bases cartográficas, dados populacionais, dados sobre estocagem de veículos, dados de contagem volumétrica de veículos e de origem/destino (O/D). Os dados foram tratados para a aplicação de um modelo para o cálculo de viagens geradas relativas a cada um dos prédios do Campus. Os resultados associados a um sistema estruturado em uma rede de interações espaciais – uma geo-rede - possibilitaram análises baseadas na geração de áreas de influência, utilizando algoritmos de rede e de matriz de adjacência. Para as análises foram utilizados o método de Polígonos de Voronoi e recursos disponíveis em modelos de análise de rede com a finalidade de estabelecer a relação entre oferta e demanda nos estacionamentos, localizar e distribuir o tráfego nas vias. Os resultados das análises permitiram identificar pólos de conflitos e suas interferências no sistema; regiões de disputa por estacionamento; locais onde há ociosidade de vagas e outros onde a demanda é maior que a oferta; vias e trechos de vias com os respectivos volumes de tráfego e a classificação em relação à intensidade de tráfego; e a determinação de áreas de sobrecarga do sistema viário.Downloads
Referências
BRUTON, Michael J. Introdução ao Planejamento de Transportes. 206 p., 1979.
CHRISTOFOLETTI, Antonio. Modelagem de Sistemas Ambientais. Ed. Edgard Blucher, 236p., 1999.
DIRETRIZES Gerais para as Questões de Trânsito, Transporte e Estacionamentos, PROPLAN / UFMG. Belo Horizonte, maio de 2010.
INSTITUTE of Transportation Engineers – ITE. Manual of Transportation Engineering Studies. Washington, USA, 2nd Edition, 2010.
INSTITUTE of Transportation Engineers – ITE. Trip Generation. Washington, USA, 8nd Edition, 2008.
NUNES et al. Estudo de Ocupação dos Estacionamentos do Campus Pampulha da UFMG. DETG, PRA / UFMG. Belo Horizonte, 2009.
PORTUGAL, L.S.; GOLDNER, L.G. Estudo de Pólos Geradores de Tráfego e de seus Impactos nos Sistemas Viários e de Transportes. São Paulo, 2003.
RIC, Relatório de Impacto na Circulação. EE e FACE da UFMG. Belo Horizonte, março de 2003.
SILVA, Jorge Xavier. Geoprocessamento para Análise Ambiental. Rio de Janeiro, 228p., 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Valéria Soares de Melo Franco, Allaoua Saadi, Maria Márcia Magela Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0