Diretriz Curricular Orientadora da Educação Básica de Geografia do Paraná

proposições, limites e descontinuidades

Autores

  • Cleonice Alves de Mello Unioeste - Francisco Beltrão
  • José Luiz Zanella Unioeste - Francisco Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X..13384

Palavras-chave:

Estado, Diretrizes Curriculares Estaduais, Currículo, Escolas

Resumo

O artigo1 analisa a DCE2 de Geografia do Paraná, desde o processo inicial de elaboração dirigido pelo Estado até sua implantação nas escolas estaduais do município de Francisco Beltrão-PR. Apontam-se os limites e as possibilidades de implementação na prática pedagógica, assim como o processo de descontinuidades das políticas educacionais. Inicialmente, aborda o papel do Estado a partir de Gramsci, buscando entender a lógica do “Estado educador”. Em seguida, apresenta uma reflexão crítica sobre as Diretrizes e, ao final, analisa o currículo como prática. Os resultados apontam para uma contradição entre o currículo proposto pela mantenedora desses estabelecimentos de ensino e o currículo posto em prática pelos docentes. Concluímos apontando os possíveis fatores que levaram à incompreensão e, consequentemente, à não aplicabilidade das Diretrizes por grande parte dos professores.

Referências

APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; GOULART, Lígia Beatriz. A questão do livro didático em Geografia: elementos para uma análise. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS/AGB, 2003.

FORQUIN, Jean Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Tradução de Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.

MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. In: ANTUNES. Ricardo (org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley; SANT’ANNA, Ronaldo. Introdução: Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

______. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 2ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Geografia. Curitiba: SEED, 2008.

YOUNG. Michael F. D. O currículo do futuro: da “nova sociologia da educação” a uma teoria crítica do aprendizado. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Papirus, 2000.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diretriz Curricular Orientadora da Educação Básica de Geografia do Paraná: proposições, limites e descontinuidades. (2014). Revista Geografias, 10(2), 60-76. https://doi.org/10.35699/2237-549X..13384