Diretriz Curricular Orientadora da Educação Básica de Geografia do Paraná
proposições, limites e descontinuidades
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X..13384Palavras-chave:
Estado, Diretrizes Curriculares Estaduais, Currículo, EscolasResumo
O artigo1 analisa a DCE2 de Geografia do Paraná, desde o processo inicial de elaboração dirigido pelo Estado até sua implantação nas escolas estaduais do município de Francisco Beltrão-PR. Apontam-se os limites e as possibilidades de implementação na prática pedagógica, assim como o processo de descontinuidades das políticas educacionais. Inicialmente, aborda o papel do Estado a partir de Gramsci, buscando entender a lógica do “Estado educador”. Em seguida, apresenta uma reflexão crítica sobre as Diretrizes e, ao final, analisa o currículo como prática. Os resultados apontam para uma contradição entre o currículo proposto pela mantenedora desses estabelecimentos de ensino e o currículo posto em prática pelos docentes. Concluímos apontando os possíveis fatores que levaram à incompreensão e, consequentemente, à não aplicabilidade das Diretrizes por grande parte dos professores.
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