Diretriz Curricular Orientadora da Educação Básica de Geografia do Paraná
proposições, limites e descontinuidades
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X..13384Palavras-chave:
Estado, Diretrizes Curriculares Estaduais, Currículo, EscolasResumo
O artigo1 analisa a DCE2 de Geografia do Paraná, desde o processo inicial de elaboração dirigido pelo Estado até sua implantação nas escolas estaduais do município de Francisco Beltrão-PR. Apontam-se os limites e as possibilidades de implementação na prática pedagógica, assim como o processo de descontinuidades das políticas educacionais. Inicialmente, aborda o papel do Estado a partir de Gramsci, buscando entender a lógica do “Estado educador”. Em seguida, apresenta uma reflexão crítica sobre as Diretrizes e, ao final, analisa o currículo como prática. Os resultados apontam para uma contradição entre o currículo proposto pela mantenedora desses estabelecimentos de ensino e o currículo posto em prática pelos docentes. Concluímos apontando os possíveis fatores que levaram à incompreensão e, consequentemente, à não aplicabilidade das Diretrizes por grande parte dos professores.
Downloads
Referências
APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; GOULART, Lígia Beatriz. A questão do livro didático em Geografia: elementos para uma análise. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS/AGB, 2003.
FORQUIN, Jean Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Tradução de Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.
MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. In: ANTUNES. Ricardo (org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley; SANT’ANNA, Ronaldo. Introdução: Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
______. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 2ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Geografia. Curitiba: SEED, 2008.
YOUNG. Michael F. D. O currículo do futuro: da “nova sociologia da educação” a uma teoria crítica do aprendizado. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Papirus, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cleonice Alves de Mello, José Luiz Zanella
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0