Mercado de trabalho e migração
a dualidade dos fluxos migratórios em direção ao Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X..13447Palavras-chave:
imigração, mercado de trabalho, transição demográfica, BrasilResumo
Embora o Brasil tenha experimentado uma perda populacional para o resto do mundo nas últimas décadas do século passado, o País continua recebendo um contingente significativo de população via imigração internacional. Isso ocorre ao mesmo tempo que a estrutura do mercado de trabalho vem se alterando tanto por aspectos de natureza demográfica quanto por modificações na composição educacional e inserção ocupacional dos trabalhadores. O objetivo deste artigo é mostrar a composição dos fluxos migratórios internacionais que o Brasil recebe, em termos de inserção dos imigrantes no mercado de trabalho. Isso é feito a partir de uma reflexão sobre o processo de transição demográfica e das transformações na estrutura do mercado de trabalho. As análises mostram que o País vem recebendo tanto imigrantes que se inserem em ocupações pouco qualificadas como indivíduos que ocupam posições privilegiadas no mercado de trabalho, configurando uma dualidade da migração internacional para o Brasil.Downloads
Referências
BAENINGER, R. Imigração Boliviana no Brasil / Rosana Baeninger (Org.). – Campinas: Núcleo de Estudos de População-Nepo/Unicamp; Fapesp; CNPq; Unfpa, 2012.
BAENINGER, R.; LEONCY, C. Perfil dos estrangeiros no Brasil segundo autorizações de trabalho (Ministério do Trabalho e Emprego) e registros de entradas e saídas da Polícia Federal (Ministério da Justiça). In: CASTRO, Mary Garcia: Migrações internacionais: contribuições para políticas. Brasília: Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, p.187-242, 2001.
DEDECCA, C. S. (2005) Notas sobre a Evolução do Mercado de Trabalho no Brasil. Revista de Economia Política, vol. 25, nº 1 (97), pp. 94-111, janeiro-março/2005.
DIEESE (2011). Qualificação Profissional e Mercado de Trabalho: Reflexões e ensaios metodológicos construídos a partir da Pesquisa de Emprego e Desemprego.
FAZITO, D. Situação das migrações internacionais do Brasil contemporâneo. In: Populações e políticas sociais no Brasil: os desafios da transição demográfica e das migrações internacionais. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2008.
GODOY, G. G. O caso dos haitianos no Brasil e a via da proteção humanitária complementar. In: RAMOS, A. C., RODRIGUES, G. e ALMEIDA, G. A. (orgs.). 60 anos de ACNUR: perspectivas de futuro. São Paulo: CL-A Cultural, 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Projeção da população do Brasil por sexo e idade 2000-2060; Projeção da população das Unidades da Federação por sexo e idade 2000-2030. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2014. Rio de Janeiro: IBGE, 2014.
MASSEY et. All. Theories of international migration: A review and appraisal. Population and Development Review 19:431-66, 1993.
MASSEY et. All. Worlds in motion: Understanding international migration at the end of the millennium. Oxford:Clarendon Press, 1998.
PIORE, M.J. The Dual Labor Market: Theory and Implications. In: Gordon, David M. Theories of Poverty and Underemployment. Lexington, MA: D.C. Heath and Company, 1972.
SALA, G. A.; CARVALHO, J. A. M. de. A presença de imigrantes de países do Cone Sul no Brasil: medidas e reflexões. Revista Brasileira de Estudos de População, Rio de Janeiro: ABEP, v.25, n.2, p.287-304, jul./dez. 2008.
SILVA, S. A. da. Bolivianos em São Paulo: entre o sonho e a realidade. Estudos Avançados, São Paulo: USP/IEA, v.20, n.57, p.157-170, maio/ago. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Geografias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0